A ideia inicial era criar uma linha telefónica de apoio emocional e prevenção ao suicídio, dirigida aos estudantes, mas hoje já não são estes, nem os de Coimbra, a procurar o "ouvido disponível" dos jovens voluntários, contou a sua presidente, a aluna de psicologia Joana de Oliveira.."Nunca se restringiram os acessos. Sempre divulgámos os números de telefone e o seu horário, e o que acontece hoje em dia é que a maior parte das pessoas que nos liga não são estudantes, nem são da faixa etária habitual dos estudantes, são mais velhas, em média entre os 18 e os 35 anos, e maioritariamente do sexo masculino", explicou..Com o estatuto de Secção Cultural da Associação Académica de Coimbra (AAC), a Linha foi fundada a 17 de abril de 1997, muito por iniciativa do então estudante de Arquitetura Paulo David Carvalho, para dar apoio a colegas que sofriam com a deslocação das suas terras e não se sentiam devidamente integrados na comunidade estudantil..Atualmente, a Linha SOS-Estudante está acessível de segunda a sexta-feira, entre as 20:00 e a 01:00, através dos números 808200204 (número azul) e 969554545, graças à solidariedade de 15 voluntários..Desde finais de 2011 encontra-se interrompido o habitual atendimento aos fins-de-semana, por diminuição dos voluntários, mas em breve esse período deverá ser retomado com a entrada de novos colaboradores..Uma das regras deste serviço, além do atendimento anónimo e confidencial, é a preservação do anonimato absoluto dos voluntários, reservando a SOS-Estudante cinco dirigentes para os contactos com a comunidade, aos quais está vedado o apoio a quem pede ajuda telefónica. .Os relacionamentos, o luto, a sexualidade, a solidão são os problemas dominantes de quem procura "um ouvido disponível para escutar, sem qualquer juízo de valor ou juízo moral", explicou Joana de Oliveira, há quatro anos voluntária neste projeto.