Sorteio marcado por ausência portista e contestação boavisteira
Liga 2008/09. Sorteio foi ontem: clássicos jogam-se num intervalo de quatro jornadas
Manifestação axadrezada no exterior. FC Porto não teve representante oficial
Sob o signo da polémica, foi dado ontem o pontapé de saída da Liga Sagres 2008/09. O sorteio da prova, no edíficio da Alfândega do Porto, foi marcado por dois casos: o FC Porto não se fez representar oficialmente; e cerca de 50 adeptos do Boavista encetaram uma manifestação expontânea no exterior, contestando a eventual exclusão do clube da competição principal do futebol português.
Os ânimos "aqueceram" bem antes do sorteio. Os simpatizantes do Boavista concentraram-se a gritar impropérios e críticar os que "querem ganhar na secretaria". A contestação foi ao ponto de terem "roubado" a bandeira do P. Ferreira que ia ser hasteada no exterior do edíficio.
Para os adeptos, a única celebração foi a chegada do presidente Álvaro Braga Júnior. De resto, tanto Boavista como P. Ferreira foram representados pelos líderes, assumindo-se como detentores de uma vaga na Liga - embora só um deles a vá garantir. "O Boavista ainda não foi notiticado da decisão do Conselho de Justiça da Federação e merece estar aqui", disse Braga Júnior, indiferente ao facto de o clube ter sido sorteado com um asterisco. Já o líder pacense, Fernando Sequeira, relembrou ter preparado "uma equipa de primeira" e estar convicto de que vai ser o Paços a receber o Sporting de Braga na primeira jornada.
Se os boavisteiros e pacenses estiveram presentes, quem não esteve foi o FC Porto. Os dragões não tiveram qualquer representante oficial no sorteio, num gesto que dá a entender um esfriar de relações com a Liga. Apesar disso, o líder do organismo, Hermínio Loureiro, desvalirizou a situação ("todos foram convidados") embora admitisse "não estar contente" com este ínicio de época atípico. "Quere resolver tudo o mais rápido possível" ressalvou Loureiro.
Do sorteio propriamente dito (precedido da apresentação na nova imagem e patrocinador, a cerveja Sagres) ficaram dois destaques. Os jogos entre os "três grandes" são no espaço de quatro jornadas (da 2.ª à 5.ª e da 17.ª à 20.ª). E o Trofense, estreante na competição, tem um "baptismo de fogo", ante o Sporting. "Será uma grande honra", perspectivou o treinador da equipa da Trofa, Toni.|