Sonae IM entra no capital da tecnológica de Singapura ViSenze
Em comunicado, o grupo revelou que a empresa angariou um total de 20 milhões de dólares (17,6 milhões de euros) numa ronda de investimento liderada pela Sonae IM, pela Gobi Partners, firma de capital de risco focada em tecnologias inovadoras na Asia, assim como pelo "investidor pré-existente Rakuten".
Em 2016 outra ronda de investimento tinha angariado 10,5 milhões de dólares (9,2 milhões de euros) para a ViSenze.
O financiamento agora obtido será usado pela empresa de Singapura "para fornecer tecnologia avançada e verticalizada para comércio com base em imagem, para retalhistas, marcas e empresas de media, assim como para potenciar as soluções para plataformas, através de parcerias com os principais fabricantes de 'smartphones'", de acordo com a mesma nota.
A ronda de financiamento incluiu outros novos investidores, como o Tembusu ICT Fund, 31Ventures Global Innovation Fund e Impossible Ventures, assim como os investidores atuais Rakuten Ventures, WI Harper Group, Singapore Press Holdings (SPH) Ventures, Raffles Venture Partners, Enspire Capital, e UOB Venture Management, lê-se no mesmo documento.
A ViSenze foi fundada em 2012 e conta com escritórios em Singapura, China, Reino Unido, EUA, Coreia do Sul e Japão, "assim como clientes globais, incluindo destacados retalhistas como Rakuten, ASOS, Urban Outfitters, Zalora, entre outros", revelou a Sonae IM.
A tecnológica tem registado um crescimento constante nas vendas acima dos 200%, garantiu o grupo da Maia, justificando o crescimento com o trabalho junto de "retalhistas, marcas e empresas de media líderes nos seus segmentos", em várias zonas do mundo.
O objetivo da atividade da tecnológica, de acordo com a mesma nota, é desenvolver capacidades de busca através de imagens, para que os consumidores possam "aceder a uma experiência de compra mais agradável e integrada, pela substituição de texto por imagem digitais em pesquisas online".
Esta tecnologia faz com que os produtos online sejam "mais facilmente pesquisáveis através de características como estilo e contexto, atributos visuais como cores e padrões, sendo ainda utilizado pelas principais marcas na análise de tendências visuais e sociais, pesquisas por preço e estratégia competitiva", explicou a Sonae IM.