Solípedes livres de impostos

Publicado a
Atualizado a

Boas notícias para a revolução, más notícias para a revolução. Comecemos pelas primeiras. Desde logo, as decisões emanadas do Conselho de Ministro, cuja reunião começou às 17.30 e acabou "perto das duas horas da madrugada", segundo anotava o Diário de Notícias na sua edição de 20 de Agosto de 1975. Finda esta maratona, o V Governo Provisório deliberou a "devolução de terrenos baldios às comunidades que dela foram desapossadas" e o "lançamento do programa do aproveitamento integral das pirites do Alentejo", anunciando ainda um projecto de lei destinado a abolir o "imposto de trânsito que incide sobre solípedes, veículos de tracção animal e bicicletas".

Mais uma boa notícia a paralisação de meia hora, ocorrida na véspera, constituiu um êxito, de acordo com o balanço feito pelo DN. "Praticamente todo o País aderiu", assegurava o jornal, citando a Intersindical, uma das entidades promotoras da iniciativa: "Só as organizações de classe conseguem a confiança das massas trabalhadoras."

Mal uma manifestação ocorria, já outra se anunciava. Para aquela mesma tarde estava prevista outra concentração popular. Tratava-se de "uma grande manifestação unitária" em apoio do documento do Copcon, divulgado dias antes. Os trabalhadores do DN, em plenário realizado já de madrugada, decidiram aderir a esta manifestação promovida pela extrema-esquerda e que mereceu o apoio do PCP. "As massas organizadas constituirão o grande baluarte da Revolução, em ordem à instauração do poder popular", proclamavam os trabalhadores deste jornal.

Era anunciada também para aquele dia a posse dos novos secretários de Estado, completando-se assim o elenco governativo. Entre as personalidades a empossar figuravam dois ex-socialistas que acabavam de abandonar o PS Anselmo Aníbal (secretário de Estado da Administração Pública) e Duarte Vidal (Justiça). João de Freitas Branco (Cultu- ra), António Correia de Campos (Abastecimento) e o operário Armando Teixeira da Silva (Segurança Social) eram outros dos novos governantes. Além de Mendes Correia, secretário de Estado para a Cooperação Económica com os Países Socialistas e Terceiro Mundo.

Entre as más notícias para a revolução, merecia destaque de primeira página o afastamento do brigadeiro Eurico Corvacho (um oficial conotado com o PCP) do Comando da Região Militar Norte. Um facto que preocupava alguns sargentos e praças...

Na Assembleia Constituinte, o deputado socialista José Luís Nunes protestava contra o afastamento de 30 dos 63 jornalistas do DN. "Isto não é um processo de saneamento, mas sim um processo de intenção. Insurgimo-nos contra ele, claramente", afirmou.

As sedes do PCP e MDP em Ponta Delgada eram assaltadas por "energúmenos e exaltados manifestantes". Também assaltada, mas aparentemente sem intuitos políticos, foi a sede comunista em Gondomar. "O gatuno, que partiu o vidro da porta para lá entrar, furtou dali cerca de 50 maços de cigarros, oito chávenas, 11 pires, um rádio, uma garrafa de vinho do Porto e o próprio telefone. O valor do furto foi calculado em 1500 escudos, exceptuando o telefone, cujo valor se desconhece."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt