Sobreviver na Glasgow dos anos 70

Realismo sincero, na linha do cinema social britânico, 'Neds - Jovens Delinquentes' é a nova longa-metragem realizada pelo também ator Peter Mullan.
Publicado a
Atualizado a

Título: 'Neds - Jovens Delinquentes'

Realizador: Peter Mullan

Com: Conor McCarron, Greg Forrest, Joe Szula e Mhari Anderson

Distribuidora: Zon Lusomundo

Sinopse: Glasgow, anos 70. O jovem John McGill é um adolescente católico e bom estudante que quer usar a escola para fugir a um pai alcoólico e tirânico, um irmão delinquente, ao bairro da classe trabalhadora em que nasceu e à violência dos gangs juvenis.

Terceira longa-metragem como realizador do actor escocês Peter Mullan (depois de Orphans, em 1998, e As Irmãs de Maria Madalena, que ganhou o Festival de Veneza em 2002), Jovens Delinquentes tem reminiscências "pessoais", segundo aquele, e passa-se na Glasgow dos anos 70.

O jovem John McGill é um adolescente católico, bom estudante, que quer usar a escola para fugir à órbita familiar, onde predominam um pai alcoólico, dominador e violento (interpretado pelo próprio Mullan) e um irmão que faz parte de um gang juvenil, e ao bairro da classe trabalhadora onde nasceu. A encorajá-lo estão a sofrida mãe e uma tia, mas poucos são os professores que o compreendam e incentivem, e a violência adolescente nas ruas e na própria escola ameaça atriar John a todo o momento para um destino que ele procura contrariar, e com o qual não se identifica.

Filme de um realismo sincero e vívido, da casta do cinema social britânico, mas com curtos-circuitos fantasiosos, Jovens Delinquentes paga também uma óbvia (e inevitável) dívida aos filmes de Ken Loach,com o qual, aliás, Peter Mullan já trabalhou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt