Simule o tarifário ideal para os gastos de telemóvel

Publicado a
Atualizado a

Grande parte dos portugueses é utilizador regular de telemóvel. Mas tem a certeza que o seu tarifário é o mais adequado? Os simuladores da Anacom e da Deco podem ajudá-lo a tirar estas dúvidas. Se preferir, pode optar por visitar os sites dos operadores móveis. Não há razão para não reduzir a sua factura mensal.

Se optou por um dos três maiores operadores móveis nacionais (TMN, Optimus ou Vodafone) e faz 70% das suas chamadas para a própria rede e 75% das mesmas durante o dia, vai concluir que a melhor opção é a Rede4 com carregamentos. A segunda melhor opção é a UZO, também com carregamentos. A conclusão partiu do simulador da Deco, que apesar de ser apenas acessível aos sócios é uma das melhores ferramentas para descobrir como poupar em comunicações (http/www.deco. proteste.pt).

No site, só precisa de seleccionar uma rede-base e, a partir daí, introduzir dados como o número de chamadas que faz durante o mês, a sua duração, para que redes, e se opta por as realizar mais durante o dia ou durante a noite. Adicionalmente, pode ainda acrescentar a categoria mensagens escritas e MMS. Um cliente-tipo pensado pelo DN, escolhe a rede TMN, manda 90 mensagens escritas, faz 70% das chamadas para a própria rede, 27% para outra operadora e apenas 3% para a rede fixa. A conclusão é curiosa: a Rede4, a marca lowcost da Optimus, é a mais barata, com um custo de 35,7 euros mensais, seguida de perto pela UZO (da TMN), com 35,74 euros. A Vodafone, com o produto Vodafone directo, é o terceiro da lista (35,75 euros). A TMN (www.tmn.pt) vem em quarto lugar, com um custo de 44,09 euros. O seu perfil, porém, pode ser muito diferente deste, mas prepare-se para algumas surpresas quando testar este simulador.

A Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) também tem uma ferramenta completa, fácil de aceder e de entrada gratuita (www.anacom.pt). No primeiro ano, segundo dados da própria entidade, foram efectuadas 110 mil simulações por parte de 60 mil utilizadores. As opções são muitas, mas a mais interessante e fiel é a que lhe dá hipótese de colocar à prova a sua factura detalhada. Inserindo os dados, o comparador encontra o melhor tarifário e rede para os seus gastos. E, se receber a factura electrónica, pode ser ainda mais fácil trabalhar os dados.

Numa página pode conhecer todos os tarifários das várias redes e, escolhendo uma, saber em quanto lhe fica cada chamada, com uma duração entre 30 segundos e dez minutos. Também aqui o DN escolheu um caso. Uma chamada de dez minutos para a rede fixa, num fim-de-semana, custa exactamente o mesmo nas três principais redes, apesar de o tarifário da Optimus o obrigar a pagar uma mensalidade de 79,90 euros (mais 30 euros do que as restantes). Quando testar os seus consumos, deve atentar a este factor, porque é importante estudar se compensa ou não pagar uma mensalidade ou uma assinatura.

No reino das SMS, que lideraram as comunicações natalícias, a Anacom e o seu simulador foram implacáveis: a Optimus (www.optimus.pt) lidera em qualquer circunstância. Os tarifários Limo e Limo+, com uma oferta semanal de SMS para a própria rede, e com preços acessíveis para as restantes, foram a opção de topo deste simulador. A ferramenta da Anacom ainda lhe permite simular custos de chamadas virtuais.

Se mantém a opção de uma rede, também encontra soluções para o planeamento dos seus gastos. Os sites das principais operadoras têm simuladores bem visíveis, apesar de o da TMN e da Vodafone lhe permitirem fazer cálculos com mais precisão, tendo em conta o número e a duração de chamadas para as diversas redes e as SMS enviadas. Seguindo as instruções passo a passo, saberá ao certo o tarifário mais adequado, pós-pago ou através de carregamentos mensais, e o plafond exacto que terá de despender com cada um.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt