SIC estreia 'Mad Maria'

Publicado a
Atualizado a

A história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, finalizada em 1912, vai ser contada na minissérie Mad Maria, que a SIC estreia hoje, às 23.00.

Produzida pela Globo, esta minissérie foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, realizada por Ricardo Waddington e é baseada no livro Mad Maria, de Márcio Souza.

António Fagundes, Tony Ra-mos, Ana Paula Arósio, Cássia Kiss, Walmor Chagas e Fábio Assunção são alguns dos actores brasileiros que participam nesta minissérie.

O projecto Mad Maria começou em 1980, quando foi encomendada a Benedito Ruy Barbosa uma mi-nissérie baseada no livro de Márcio Souza. Nessa altura, por falta de recursos técnicos, tornou-se inviável a realização para a televisão da obra, que ficou guardada até ser redescoberta por Ricardo Waddington em 2004.

Benedito Ruy Barbosa, que este ano completa 40 anos como autor de dramaturgia para a televi- são, comemora o aniversário com a realização da minissérie Mad Maria.

"Há 20 anos escrevi esta minissérie e tenho o imenso prazer de realizá-la agora, justamente quan-do completo 40 anos de carreira", afirma Benedito Ruy Barbosa.

A minissérie retrata um dos maiores desafios da engenharia do início do século XX e revela os bastidores políticos do Rio de Janeiro (então capital federal) em 1911.

Através de dois triângulos amorosos, um na Amazónia e outro no Rio de Janeiro, Mad Maria mostra o quotidiano dramático dos ho-mens que sobreviveram ao horror pela selva para finalizar o caminho-de-ferro, em contraste com o glamour da vida dos políticos e empresários da capital.

Em 1903, foi assinado o Tratado de Petrópolis, uma vitória do Governo brasileiro para evitar desavenças, e até um conflito bélico, com o Executivo boliviano pela disputa do território do Acre e facilitar as relações de comércio e boa vizinhança.

Neste tratado, o Governo do Brasil comprometia-se a construir uma linha de caminho-de-ferro em Rondónia, para ligar a vila de Santo António a Guajará-Mirim, em troca do estado do Acre.

Em Agosto de 1912, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com mais de 360 quilómetros de extensão, foi concluída. Esta obra foi realizada pela empresa Madeira Mamoré Railway Co., do americano Percival Farquhar, o empresário mais importante do Brasil naquela altura. Tony Ramos, um actor bem conhecido do público português, interpreta o papel de Percival Farquhar.

Outro grande actor brasileiro, António Fagundes, encarna o ministro da Viação e Obras Públicas J. de Castro, que é casado com Amália (Cássia Kiss) e que tem como amante Luiza (Priscila Fantin).

Luiza, insatisfeita por não poder casar com o ministro, acaba por se envolver emocionalmente com Percival Farquhar.

Outro romance de Mad Maria é o vivido pela pianista Consuelo, personagem interpretada por Ana Paula Arósio, que se enamora pelo médico Richard Finnegan (Fábio Assunção), depois de ter perdido o marido num naufrágio.

A construção da ferrovia no coração da floresta amazónica foi uma epopeia para a qual contribuíram operários alemães, barbadenses, chineses, indianos, ingleses e americanos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt