Sete nomes que a 77.ª Liga pode revelar

Uns custaram milhões, outros nem por isso. Em comum, o facto de terem menos de 23 anos, de jogarem a principal prova do futebol português desde o início pela primeira vez  e de ambicionarem chegar ao fim da época prontos para atingir o topo do mundo.
Publicado a
Atualizado a

Braga recebe hoje a partida inaugural da 77.ª Liga portuguesa de futebol e com isso abre uma nova oportunidade para uma série de jovens promissores começar a escrever a sua história numa prova que, não tendo o mediatismo das suas homólogas inglesa, espanhola, italiana, alemã ou francesa, é uma das melhores portas para quem quer chegar ao topo da modalide. Que o digam Di María, Miguel Veloso, Ramires, Eduardo ou até mesmo Bebé - que só precisou de fazer alguns particulares com a camisola do Vitória de Guimarães para seguir direitinho até ao Teatro dos Sonhos de Man- chester, onde irá vestir a camisola do United.

Entre os jovens com menos de 23 anos que estão no meio dos mais de 400 futebolistas inscritos na Liga Zon Sagres, o DN destaca sete que podem vir a sobressair durante os próximos meses; muitos outros ficaram de fora, como irá suceder nos respectivos clubes durante grande parte da época. Qualquer futebolista jovem que se estreia ao mais alto nível ou muda de ambiente é como uma melancia, só se sabe o que vale depois de aberto frente aos olhos dos adeptos. E a verdade é que nem sempre os técnicos estão interessados em proceder a descobertas quando a competição está no auge e o emprego no fio da navalha.

De qualquer forma, deste lote há alguns que já deram indicações daquilo que podem fazer: os benfiquistas não esquecem o golo de Kardec em Marselha, por exemplo; ou que Gaitán vem de um grande da Argentina, onde efectuou quase oito dezenas de jogos; e quem viu o Sp. Braga-Celtic não pode ter deixa- do passar em claro a naturalidade com que o nigeriano Elderson (que esteve no Mun- dial 2010 como Echiéjilé) se integrou na equipa de Domingos. Para outros, como Diogo Salomão ou David Simão, tudo está demasiado no início.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt