Sete nomes que a 77.ª Liga pode revelar
Braga recebe hoje a partida inaugural da 77.ª Liga portuguesa de futebol e com isso abre uma nova oportunidade para uma série de jovens promissores começar a escrever a sua história numa prova que, não tendo o mediatismo das suas homólogas inglesa, espanhola, italiana, alemã ou francesa, é uma das melhores portas para quem quer chegar ao topo da modalide. Que o digam Di María, Miguel Veloso, Ramires, Eduardo ou até mesmo Bebé - que só precisou de fazer alguns particulares com a camisola do Vitória de Guimarães para seguir direitinho até ao Teatro dos Sonhos de Man- chester, onde irá vestir a camisola do United.
Entre os jovens com menos de 23 anos que estão no meio dos mais de 400 futebolistas inscritos na Liga Zon Sagres, o DN destaca sete que podem vir a sobressair durante os próximos meses; muitos outros ficaram de fora, como irá suceder nos respectivos clubes durante grande parte da época. Qualquer futebolista jovem que se estreia ao mais alto nível ou muda de ambiente é como uma melancia, só se sabe o que vale depois de aberto frente aos olhos dos adeptos. E a verdade é que nem sempre os técnicos estão interessados em proceder a descobertas quando a competição está no auge e o emprego no fio da navalha.
De qualquer forma, deste lote há alguns que já deram indicações daquilo que podem fazer: os benfiquistas não esquecem o golo de Kardec em Marselha, por exemplo; ou que Gaitán vem de um grande da Argentina, onde efectuou quase oito dezenas de jogos; e quem viu o Sp. Braga-Celtic não pode ter deixa- do passar em claro a naturalidade com que o nigeriano Elderson (que esteve no Mun- dial 2010 como Echiéjilé) se integrou na equipa de Domingos. Para outros, como Diogo Salomão ou David Simão, tudo está demasiado no início.