A primeira vaga iniciou-se no princípio dos anos 70 com a Odyssey, da Magnavox, ou a Atari 2600 (também denominada de Atari Video Computer System), em 1977. Cinco anos depois, aparece a Atari 5200 SuperSystem, com uns fantásticos - para a época - 16 Kbytes de RAM a partilhar por quatro jogadores em simultâneo. Sucederam-se outros aparelhos electrónicos que, basicamente, se ligavam ao televisor e permitiam um leque limitado de jogos instalados, normalmente para dois jogadores..Em 1985, a japonesa Nintendo - até aí conhecida apenas pelos seus baralhos de cartas - lança a primeira consola, tal como se entende o termo actualmente. A NES (de Nintendo Entertainment System ou Famicom, como foi designada no Japão) trazia dois controladores e, num termo que serviu para designar avanços posteriores deste mercado, era uma consola de 8 bits (relativo à capacidade do processador interno ou CPU). A Sega lança, no ano seguinte, a Master System. Instala-se a luta pela liderança com os dois ícones Super Mario (Nintendo) e Sonic (Sega)..No início dos anos 90, passa-se para a guerra das consolas de 16 bits. A Sega Genesis (ou MegaDrive) antecipou-se num ano ao lançamento da SNES ou Super Famicom, da Nintendo..No campo dos 32 bits, aparecem a Sega Saturn - a primeira consola com ligação à Internet - e a entrada da Sony com a PlayStation (PS) em 1994. Vista como uma empresa de electrónica de consumo, foi tida como um falhanço num campeonato em que os pergaminhos estavam nas mãos da Sega e da Nintendo. Mas trazia um jogo de peso, exclusivo, o acelerado WipeOut, e gráficos 3D. O futuro deu-lhe razão..Depois de em 1996 a Nintendo lançar a Ultra 64, a sexta geração já tem quatro empresas ao barulho. A Dreamcast da Sega é uma consola ousada (com teclado e ligação à Internet) e um fracasso. A empresa desiste do hardware e passa a desenvolver jogos..A Sony lança a PS2 de 128 bits (o termo deixou de ser usado desde então), uma jogada inteligente ao proporcionar leitura de DVD no mesmo aparelho em que se joga, com retrocompatibilidade para os títulos da PS. Em 2001, a Microsoft lança a Xbox, com disco rígido. E a Nintendo falha a GameCube, ficando a ver o que se passava entre Sony e Microsoft..Esta antecipa-se e vende a Xbox 360 desde Novembro de 2005, a tempo do Natal e sem concorrência. A PS3 e a Wii serão lançadas um ano depois..No geral, apesar das capacidades cada vez mais potentes das consolas - que ultrapassam alguns computadores -, continua a ser o software que vende. Por isso, raramente o preço do equipamento equivale ao que está lá dentro. As empresas acreditam que muitos compradores adquirem uma consola pelos jogos que lhe estão associados. Mas com as novas funcionalidades (ligação a sites exclusivos na Internet, leitores de novos formatos DVD), essa simples fidelização aos jogos tende a esbater-se. |- P. F. e DR (imagem)