Séries de TV fazem crescer venda de DVD
As séries de televisão são as grandes responsáveis pela recuperação das vendas dos DVD. Pelo menos nos Estados Unidos, onde este segmento, no total, registou evoluções modestas na ordem dos 4%, de Janeiro a Junho deste ano, face ao mesmo período de 2005. Ou seja, tempos houve em que a venda de DVD representava mais de metade das receitas geradas pelos filmes que passavam no grande ecrã, crescendo a um ritmo anual de dois dígitos.
Volvidos cinco anos, essa realidade é bem diferente, mas menos má graças às séries de televisão como Donas de Casa Desesperadas, 24, Perdidos, entre muitos outras. Segundo dados da ND Group, a venda de DVD com este género de séries (com a duração de uma hora) cresceu 48% num ano. As série de animação para adultos como Simpsons ou The Family Guy (muito famosa nos Estados Unidos) cresceram 36%, enquanto as séries de ficção científica aumentaram 34%, face às comédias de meia hora, que registaram uma evolução de apenas 7%.
Mas estas séries estão também já disponíveis para download na Internet. O iTunes, detido pelo iPod, lidera o mercado de sites do género nos Estados Unidos, com uma quota de 67%, contra a MovieFlix, com 19%, e a CinemaNow, com 9%.
À medida que a banda larga se foi expandido, uma grande quantidade de conteúdos de televisão foi ficando disponível para download.
Um relatório da NPD refere que esta categoria de downloads cresceu 255% entre Agosto de 2005 e Agosto de 2006. Também as subscrições de aluguer destes conteúdos televisivos cresceram, mas apenas 39%.
Em jeito de conclusão, a NPD refere que os conteúdos de televisão saíram da tal "caixa" ao canto da sala para a Internet, PC e equipamentos portáteis. Associados a estes, os vídeos digitais e o video-on-demand são agora um desafio à televisão tradicional, sobretudo no que se refere a outras fontes de receita deste meio, como é o caso da publicidade.