Separadores ajudam a reduzir acidentes na marginal de Cascais

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A colocação de separadores flexiveis na estrada Marginal, na zona de Paço de Arcos (Oeiras), em Março, teve resultados positivos quanto à segurança rodoviária .

O município de Cascais vai seguir o exemplo e instalar equipamentos deste tipo entre São João do Estoril e Estoril, em data a determinar.

De acordo com o sargento-chefe Gonçalves, do destacamento da Brigada de Trânsito da GNR de Carcavelos, "os separadores colocados obrigam à redução de velocidade dos automóveis e a uma maior atenção por parte dos condutores". E adianta: "Desde o início do mês de Março - já posterior à fixação dos separadores - registaram-se apenas 49 acidentes naquela zona". Este número torna-se mais significativo quando comparado com igual período de 2005, altura em que se registaram 70 acidentes.

Entre o quilómetro 7 e 9, que liga Paço de Arcos à praia da Torre e o quilómetro 11 e 13, entre a Rotunda Jorge V e a Rotunda da Bafureira. Além destes pontos, a Brigada de Trânsito da GNR aponta a "curva do Mónaco", junto a Caxias, e a zona de São Pedro do Estoril como os locais onde se regista o maior número de acidentes.

Há muito que a Marginal que liga Lisboa a Cascais é conhecida como uma das vias mais problemáticas do País. O elevado fluxo de tráfego e a condução em excesso de velocidade, demasiado frequente naquela estrada, estão na origem da maioria dos acidentes registados.

Uma tendência que está a mudar com as medidas preventivas, nomedamente os equipamentos de separação instalados entre as vias ao longo do troço que têm permitido uma redução efectiva do número de acidentes graves naquela área.

A intervenção a cargo das Estradas de Portugal em Oeiras representou um investimento total de cerca de 109 mil euros.

De acordo com o major Lourenço da Silva, da Brigada de Trânsito da GNR, a maioria dos acidentes de trânsito que acontecem naquela via é motivada por "choques frontais ou laterais em resultado da invasão de veículos no sentido contrário ao que circulam" e por isso, a construção de barreiras separadoras "é uma medida bem-vinda e muito ajustada".

Condutores alteram hábitos

O porta-voz da Brigada de Trânsito da GNR explicou ao DN que a colocação destes equipamentos, causa "o aparente estreitamento da faixa de rodagem, o que obriga os condutores a uma redução progressiva da velocidade e por consequência uma condução mais cautelosa".

Para o major Lourenço da Silva "a concretização deste tipo de medidas ajuda a transformar uma das piores estradas da Europa numa estrada muito mais segura para os automobilistas".

Da área envolvente à marginal faz parte também o concelho de Cascais. Ao que o DN apurou junto de fonte da autarquia, a câmara está a ponderar a instalação de equipamentos similares.

No entanto, o projecto encontra-se ainda numa fase preliminar e não é possível adiantar para já a data de início da obra nem a totalidade dos pontos abrangidos. embora se aponte para o troço entre São João do Estoril e o Estoril.

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