Sebastian Vettel é tricampeão mundial por três pontos

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) sagrou-se este domingo campeão do Mundo de Fórmula 1 pela terceira vez consecutiva, ao terminar em sexto o Grande Prémio do Brasil, 20.ª e última prova da época, ganha pelo britânico Jenson Button (McLaren)
Publicado a
Atualizado a

Vettel, que aos 25 anos se tornou o mais jovem tricampeão de sempre, concluiu o campeonato com três pontos de vantagem sobre o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), segundo classificado no circuito de Interlagos, em São Paulo, à frente do brasileiro e companheiro de equipa Felipe Massa.

O piloto alemão entrou para o restrito lote de pilotos que somaram três títulos mundiais consecutivos, algo que só Juan Manuel Fangio, na década de 50, e Michael Schumacher, no virar do século, tinham alcançado até hoje.

O Grande Prémio do Brasil fica marcado, ainda, pelo "adeus" de Michael Schumacher à Fórmula 1, ele que será substituído por Lewis Hamilton (McLaren) na próxima época.

Recorde os principais momentos da corrida:

FINAL DA CORRIDA - Sebastian Vettel (Red Bull) , 25 anos, é campeão mundial 2012. Jenson Button (MCLaren) conquista o seu terceiro grande prémio em 2012. Fernando Alonso foi segundo e Felipe Massa terceiro.

Sebastian Vettel, Red Bull, foi sexto no GP do Brasil e assegurou o seu terceiro título mundial. Alonso (Ferrari) foi segundo. Jenson Button (MCLaren) venceu a corrida em Interlagos, em São Paulo.Felipe Massa foi terceiro.

69 volta/71 - Vettel controla e está muito perto do seu terceiro título mundial

63 volta/71 - Fernando Alonso está a três pontos do título mundial mas teria de se sagrar campeão no Brasil e Vettel não subir na classificação.

58 volta/71 - Jensen Button (McLaren) lidera. Alonso é terceiro e Vettel é sétimo.

55 volta/71 - Hamilton fora da Corrida. Nico Hülkenberg (Force India-Mercedes) procura ultrapassar e toca Hamilton que fica com o McLaren danificado.

49 volta/71 - Nico Hülkenberg (Force India-Mercedes) perde o controlo por momentos mas segura monolugar mas vê Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) passar para a liderança.

46 volta/71 - a chuva regressa à pista. Sebastian Vettel segue em Sétimo e não arrisca. Título mundial está garantido com esta posição. Fernando Alonso é quarto. Nico Hülkenberg (Force India-Mercedes) lidera.

40 volta/71 - Alonso recupera o quarto lugar e Felipe Massa passa para sexto à frente de Vettel (7.º)

30 voltas - A corrida é relançada. Japonês Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari) introduz-se entre Vettel e Alonso.

27 voltas /71 - 'Safety car' na pista de Interlagos.

20 voltas - Nico Hülkenberg (Force India-Mercedes) lidera. Jenson Button (McLaren-Mercedes) é segundo.Hamilton terceiro. Alonso quarto e Vettel quinto.

Quando são decorridas 10 das 71 voltas ao circuito de Interlagos, Jensen Button continua na liderança seguido do seu colega da McLaren Hamilton. Nico Hülkenberg (Force India-Mercedes) é terceiro e Fernando Alonso (Ferrari) é quarto. Neste momento Sebastian Vettel que é sexto seria campeão.

14.00 em São Paulo (16.00 em LIsboa) - Inicio de corrida atribulado com Vettel (Red Bull) a realizar um pião e a cair na classificação. Fernando Alonso recupera um lugar na classificação.

----

Com uma humidade de 60%, a chuva chegou à pista. O alemão Sebastian Vettel (Red Bull), líder do mundial, está com 13 pontos à frente de seu rival pelo título, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que parte do quarto fila da grelha com o sétimo lugar.

Todos os carros estão preparados para o piso seco uma hora antes da partida.

O espanhol, bicampeão do mundo como Vettel, espera que a chuva possa provocar uma "corrida caótica" e ter assim a possibilidade de chegar ao título. O alemão, que deve terminar entre os quatro primeiros para ter a certeza de ganhar o terceiro título consecutivo, especialmente temem o abandono, mais provavelmente na pista molhada depois de um incidente de corrida.

O britânico Lewis Hamilton vai largar hoje da "pole position", numa prova em que Alonso tem que vencer e esperar que o seu adversário acabe abaixo do quarto lugar.

Enquanto Vettel reúne praticamente todo o favoritismo para revalidar o ceptro mundial, Alonso joga as suas esperanças na tradição -- os seus dois títulos mundiais foram conquistados neste circuito de Interlagos, embora nunca tenha vencido neste traçado -- e na possibilidade de chuva, cujas incidências lhe podem favorecer.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt