"Se o pedido chegar um minuto mais tarde, a Uber One devolve 2 euros automaticamente"
Por que razão o Uber One só arrancou agora em Portugal, quando a Glovo o tem desde 2019 e nos EUA existe na Uber desde 2021?
Diogo Aires Conceição (DAC), general manager da Uber Eats: O Uber One foi lançado nos EUA em 2021 e foi-se expandindo, estando hoje disponível em 19 países, com mais de 12 milhões de membros em todo o mundo. Chega agora a Portugal, um dos mercados prioritários para a Uber, num momento estratégico e importante para os portugueses, em que a inflação diminuiu o poder de compra. O Uber One junta o melhor da Uber - as entregas, as compras e as viagens - num só programa de adesão. É o único serviço de subscrição em Portugal que agrega mobilidade e entregas pelo melhor preço, sendo assim o mais competitivo do mercado português. Além disso, oferece benefícios, como taxa de serviço e de entrega zero na Uber Eats, 5% em Uber Cash por cada viagem, válido para viagens ou entregas pessoais, um mês de teste gratuito, apoio prioritário aos membros, benefícios especiais e experiências exclusivas, bem como 2 euros em Uber Cash em caso de atraso na entrega da Uber Eats.
Francisco Cruz Vilaça (FCV), general manager da Uber: A missão da Uber sempre foi ajudar os seus utilizadores a navegar a vida quotidiana, inovando e facilitando a deslocação urbana e entregando qualquer coisa, onde, quando e como o consumidor quiser. O Uber One vem, nesse sentido, elevar esse compromisso, removendo barreiras para a utilização destes serviços.
A Uber é a maior plataforma de mobilidade do mundo e a sua chegada à Europa, em 2012, marcou um ponto de viragem na mobilidade urbana. Em Portugal desde julho de 2014, tem conduzido todo o território continental por uma estrada de crescimento e inovação que acelerou a criação e a revisão de legislação em vários países e a modernização de todo o setor dos transportes. O impacto da transformação na mobilidade iniciada pela Uber é exemplar no caso português, com inovações como o lançamento mundial da Uber Green, a primeira opção de viagem em veículos 100% elétricos do mercado. A história da Uber em Portugal tem um marco muito importante, em novembro de 2017, com o lançamento do Uber Eats, o serviço que entrega quase qualquer coisa onde, como e quando o utilizador quiser. Hoje em dia, o Uber Eats é o serviço n.º 1 de entregas em Portugal, presente em mais de 100 cidades portuguesas e 80% do território nacional, com mais de 3,5 milhões de downloads e mais de 10 mil comerciantes disponíveis.
Quais os critérios para as lojas aderirem ao programa?
DAC: De momento, os parceiros aderentes ao Uber Eats terão entrada automática neste novo serviço. Os restaurantes podem fazer parte do Uber Eats através de inscrição no nosso site, onde podem escolher a opção de entrega que preferem, seja ligarem-se a uma rede de parceiros de entrega na plataforma Uber ou fazer entregas com colaboradores próprios. Também há a opção de recolha pelo próprio cliente. Depois de cada restaurante fazer o upload do menu na aplicação, ficará visível para todos os utilizadores no seu raio de cobertura, sejam eles membros Uber One ou não, e começará imediatamente a receber pedidos.
Qual a razão para o valor mínimo de compra ser de 12 euros?
DAC: Este valor foi estabelecido após uma pesquisa extensiva do mercado português, em que procurámos encontrar o melhor balanço no trade-off entre preço da subscrição e benefícios para os utilizadores. Queríamos obter um valor mínimo atrativo que incluísse uma larga maioria dos pedidos dos utilizadores em Portugal de forma a não desvalorizar o valor de subscrição.
Há apenas duas modalidades de subscrição - mensal ou anual. Por que não uma trimestral também?
FCV: Em produtos digitais existe sempre a necessidade de simplificação para que a experiência de compra possa ser o mais intuitiva possível. Daí termos iniciado globalmente com apenas duas opções. E assim podemos claramente comunicar o benefício da subscrição mensal (4,99 euros por mês, com um mês gratuito neste período de arranque e cancelamento em qualquer momento), assim como da subscrição anual (a 49,99 euros, oferece assim o equivalente a dois meses de benefício sem custo). A subscrição mensal oferece uma maior flexibilidade ao utilizador caso este decida não querer usufruir do serviço durante um mês específico. A anual garante um valor atrativo por um período amplo. Nas duas opções pode cancelar até 48 horas antes de a subscrição renovar diretamente na app, sem qualquer custo, e depois reativar novamente quando quiser. É ainda possível cancelar até 24 horas antes, mas requer contacto com o nosso suporte.
Uma das vantagens distintivas do serviço é a devolução de "2 euros de crédito em caso de atraso na entrega". Isto é automático ou é necessário o cliente "reclamar"?
DAC: Cada pedido apresenta ao utilizador um horário de entrega estimado e um "máximo" de entrega. Este é estabelecido quando cada utilizador faz o seu pedido de Uber Eats. Se o pedido chegar um minuto mais tarde do que o tempo de entrega estimado mais tardio apresentado no momento em que o pedido foi efetuado, a devolução de dois euros em Uber Cash é feita automaticamente.
Tendo o serviço foi lançado "silenciosamente" em meados de setembro, segundo assumiram, e tem estado em funcionamento já desde o início do mês. Quantos subscritores já obtiveram?
FCV: O utilizador português sempre demonstrou uma adoção particularmente entusiasta dos nossos serviços, sendo que o caso do arranque do Uber One superou bastante as nossas expectativas iniciais, quer em número de utilizadores que testam a subscrição, quer na percentagem de pessoas que mantêm a subscrição após o período de teste gratuito. A razão que nos leva a lançar o serviço Uber One por fases prende-se com a prioridade em assegurar a otimização da experiência dos consumidores, estando já disponível a todos os utilizadores.
Qual o objetivo até ao final do ano?
DAC: O Uber One pretende potenciar a fidelização dos nossos utilizadores após um extenso período de expansão do negócio. A Uber e o Uber Eats são líderes nos seus respetivos segmentos e este novo serviço permite aos utilizadores terem acesso a vantagens exclusivas, tanto na plataforma de mobilidade de eleição em Portugal e no mundo, como na entrega dos produtos dos melhores restaurantes e comerciantes em Portugal, muitos dos quais em exclusividade. Estas vantagens são apresentadas com uma proposta de valor muito mais acessível para os portugueses - em média, apenas duas entregas Uber Eats por mês chegam para compensar o pagamento da assinatura mensal -, o que se torna ainda mais relevante no presente contexto económico-social.
Os nossos grandes objetivos são assegurar a fidelização dos nossos utilizadores mais fiéis, promover o aumento do consumo dos utilizadores menos habituais e promover a utilização de outros serviços Uber que o utilizador não esteja tão habituado a utilizar.
Que lojas exclusivas aderentes destacam no serviço?
DAC: O Uber Eats tem várias parcerias exclusivas com os restaurantes favoritos dos portugueses, lojas de conveniência, retalho e supermercado. Temos parceria exclusiva com a BP e Bairro Shop - entregando produtos de conveniência para quaisquer necessidades urgentes e fora de hora -, com O Boticário e a Lev e com muitos restaurantes de eleição, como o caso da Portugália, Honest Greens, Zero Zero, Grupo Non Basta, Capricciosa, Vitaminas, Vira Frangos, Wok to Walk, Oakberry, Madureiras, Ikeda, Taberna Londrina, Tapisco, Hamburgueria da Baixa, Aruki, Grupo Nicolau, BB Gourmet, Bullguer, Guacamole e MBH.
Nota: as entrevistas foram concedidas por escrito.