Scolari entre o êxito de Portugal e Brasil e o insucesso no Chelsea

Campeão do Mundo pelo Brasil em 2002 e finalista do Euro2004 e semifinalista do Mundial de 2006, com Portugal, o brasileiro Luiz Felipe Scolari falhou no Chelsea a glória como treinador de um clube de topo.
Publicado a
Atualizado a

Hoje oficialmente demitido do clube inglês derrotado na final da Liga dos Campeões da temporada passada, Luiz Felipe Scolari foi incapaz de adaptar-se ao vertiginoso campeonato inglês e, em apenas oito meses, foi despedido pelo "implacável" Roman Abramovich, o russo dono do clube que já tinha posto na rua o português José Mourinho.

Com 60 anos, o treinador brasileiro comparado em Inglaterra ao actor Gene Hackman, foi contratado com a ambição de levar para Stamford Bridge o título de campeão europeu, mas os recentes resultados no campeonato, as más exibições e uma relação nem sempre eficaz com os jogadores determinaram o despedimento.

Luiz Felipe Scolari tem no currículo a Taça Libertadores conquistada duas vezez, pelo Grémio e pelo Palmeiras, embora o seu auge como treinador tenha acontecido ao serviço de uma selecção: o ceptro de campeão do Mundo ao serviço do Brasil na Coreia e Japão, em 2002.

Contratado depois por Gilberto Madaíl para o cargo de seleccionador luso, "Felipão" viveu relação instável com os portugueses, mas conseguiu, pela primeira vez, uma final para a equipa das "quinas".

No Euro2004, Scolari "pegou" na base da equipa de José Mourinho no FC Porto, então campeã da Europa, e levou-a até a final da Luz, ingloriamente perdida para a Grécia.

No Mundial da Alemanha, as bandeiras voltaram a sair à rua e o treinador brasileiro esteve com um pé na final, não fosse a eficácia dos sempre temidos franceses.

O Euro 2008, da Áustria e Suíça, cheirava mesmo a despedida e, depois de conseguido o apuramento para os quartos-de-final, uma nota no site do Chelsea deu a notícia esperada.

Aparentemente, Scolari tinha já avisado os jogadores e todo o corpo directivo da Federação que iria rumar ao Chelsea, mas a notícia caiu como uma bomba no seio do grupo que procurava o título europeu.

Depois desse dia, a selecção portuguesa perdeu com a Suíça e foi afastada das meias-finais pela Alemanha.

No Chelsea, Scolari preparava-se para jogar os oitavos-de-final com a Juventus, embora no campeonato a possibilidade de conquistar o título fosse cada vez mais longínqua.

Luiz Felipe Scolari é o treinador com mais jogos disputados ao serviço de Portugal (74), mais vitórias (42) e mais golos marcados (144).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt