Schumacher: O campeão dos campeões

O piloto alemão Michael Schumacher vai iniciar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 deste ano, que começa no domingo na Austrália, com mais vitórias em Grandes Prémios que os restantes quatro campeões em actividade juntos.
Publicado a
Atualizado a

Apesar dos três anos de ausência, o veterano piloto da Mercedes GP, de 42 anos, manteve larga vantagem sobre os outros quatro campeões do Mundo em atividade em 2011, em resultado do domínio absoluto conseguido durante uma década, com sete títulos conquistados entre 1994 e 2004.

As 91 vitórias alcançadas pelo germânico nas 269 participações em Grandes Prémios colocam-no com mais 32 triunfos que os somados pelo espanhol Fernando Alonso (campeão em 2005 e 2006), os britânicos Lewis Hamilton (2008) e Jenson Button (2009) e o compatriota Sebastian Vettel (2010), que em conjunto totalizam 59.

Mesmo incluindo o candidato brasileiro Felipe Massa, que conta com um total de 11 vitórias, Michael Schumacher, recordista de triunfos na história da Fórmula 1, mantém larga distância para os cinco rivais.

Em termos de campeonatos conquistados, a situação é semelhante, pois o alemão soma sete títulos - cinco deles consecutivos, entre 2000 e 2004 --, contra dois de Alonso e um de Hamilton, Button e Vettel, os três últimos campeões.

No que diz respeito às "pole positions", Schumacher conta com 68, contra 60 do grupo dos outros quatro "mosqueteiros", que só conseguem ultrapassar o heptacampeão somando as 15 de Massa, vice-campeão em 2008.

O piloto da Mercedes GP, onde faz parceria com o compatriota Nico Rosberg, contabiliza um total de 154 presenças no pódio, mais cinco que os quatro rivais, pois Alonso (63), Hamilton (36), Button (31) e Vettel (19) perfazem um total de 149.

Mais uma vez, é preciso recorrer a Felipe Massa (33 pódios) para que o alemão seja ultrapassado no registo pelos cinco principais adversários.

Quanto ao número de melhores voltas e de "hat-tricks" (pole position, volta mais rápida e vitória), Schumacher soma mais do dobro do que quarteto de concorrentes em conjunto e, mais uma vez nem juntando os números de Felipe Massa o germânico é batido.

A 61.ª edição do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 começa domingo na Austrália e termina a 27 de novembro no Brasil.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt