Schmidt diz que não existe grande risco de perder Enzo Fernández após o Mundial
O treinador do Benfica disse esta sexta-feira que não existe "grande risco" de perder Enzo Fernández para outro clube após o Campeonato do Mundo de futebol e considerou que o médio argentino "está no sítio certo".
"Não vejo grande risco de que não tenhamos o Enzo [Fernández] na equipa após o Mundial. Está no sítio certo para evoluir, é um jogador muito jovem, muito bom, mas, neste momento, para ele e para nós, será bom se ficar mais um pouco no Benfica", afirmou Roger Schmidt, em conferência de imprensa, no Seixal.
O técnico alemão abordou o alegado interesse de outros clubes no internacional argentino durante a conferência de imprensa de antevisão do encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal, com o Caldas, da Liga 3, e assumiu que Enzo pode alinhar de início, no sábado, apesar de ser um dos jogadores mais utilizados nesta época.
"O Enzo está em muito boa forma, está a recuperar muito bem. Na terça-feira fez um jogo muito bom [frente ao Paris Saint-Germain]. Estava muito fresco, também esteve fresco hoje no treino. É jovem, jogar não será um problema para ele", admitiu.
O médio foi contratado em agosto ao River Plate e tem sido um dos jogadores mais utilizados por Roger Schmidt.
O jovem internacional argentino, de 21 anos, já alinhou em 17 partidas ao serviço do Benfica, nove na I Liga de futebol e oito na Liga dos Campeões, incluindo os quatro jogos das pré-eliminatórias, e marcou três golos.
O Campeonato do Mundo de futebol vai ser disputado no Qatar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro, terminando poucos dias antes da reabertura do mercado de transferências, em janeiro de 2023.
O treinador do Benfica referiu ainda que a Taça de Portugal de futebol é uma competição "muito difícil de ganhar" e que, por isso, é preciso ter uma atitude séria desde o primeiro encontro. Na antevisão ao encontro da terceira eliminatória, frente ao Caldas, da Liga 3, o técnico alemão lembrou que, especialmente nas primeiras eliminatórias, "é preciso estar lá, focado e jogar bom futebol" para superar os obstáculos e recusou a ideia de que a Taça de Portugal seja a prova mais fácil do calendário.
"Se virmos as estatísticas, é talvez o título mais difícil, porque nos últimos 25 anos o Benfica ganhou a Taça apenas três vezes. Isso significa que é muito difícil ganhar esta competição", advertiu Roger Schmidt, em conferência de imprensa, no Seixal.
Ainda assim, o técnico assumiu que gosta muito do formato competitivo da prova e assumiu que a Taça de Portugal é um objetivo "muito importante" para si e para o Benfica, pois "jogar a final é sempre um dia muito especial".
"É diferente da I Liga. Se atingires a final da Taça e ganhares é um dia fantástico, com muitas emoções. É por isso que temos a ambição de amanhã [no sábado] mostrar a atitude certa, fazer um bom primeiro jogo na Taça e ganhar", assumiu o alemão.
Sobre o Caldas, Schmidt garantiu que foi analisado "tal como o PSG [Paris Saint-Germain]" e que, por isso, os 'encarnados' sabem "como jogam e tudo o que precisam sobre a equipa".
Quanto à sua própria equipa, recusou adiantar o 'onze', mas admitiu que o lateral direito André Almeida, que ainda não jogou qualquer minuto nesta temporada, "é uma opção" para defrontar o Caldas, assim como o defesa central João Vítor, que está "completamente recuperado" e constitui "uma opção para amanhã [sábado] e para as próximas semanas".
"Contra o Rio Ave mudámos quatro ou cinco jogadores e jogámos bom futebol. Talvez mudemos também alguns jogadores amanhã [sábado] e, ainda assim, espero que joguemos a um bom nível", admitiu Schmidt.
O Benfica visita o Caldas em encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, com início marcado para sábado, às 20:45, no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, e arbitragem de Cláudio Pereira (AF Aveiro).
Os 'encarnados', que não vencem a Taça de Portugal desde 2017, estreiam-se na competição na presente temporada, enquanto o Caldas, da Liga 3, protagonizou uma das surpresas da segunda eliminatória, ao derrotar o Sporting da Covilhã, da II Liga, por 3-0.
O Benfica lidera a I Liga, com 25 pontos, após nove jornadas, sem ter perdido qualquer um dos 17 jogos desta temporada, enquanto o emblema das Caldas da Rainha segue no segundo lugar da Série B da Liga 3, com nove pontos, também sem qualquer derrota nos seis jogos já disputados esta época - cinco para o campeonato e um para a Taça.