Sátira de Dilma Roussef faz sucesso nas redes sociais
Os brasileiros, assim como o mundo inteiro, podem acompanhar de perto a rotina da presidente do Brasil. Cada compromisso em sua agenda é intimamente compartilhado nas redes sociais, aos mínimos detalhes. Nesta ficção, a figura poderosa de Dilma Roussef é humanizada: "Sou linda, sou diva, sou Presidenta. Sou Dilma!".
O jovem Jeferson Monteiro, 22 anos, é o criador da popular personagem, que existe desde as eleições de 2010. Natural do Rio de Janeiro, Jeferson usou uma expressão da sua cidade para caracterizar a Dilma fictícia: "Bolada". Uma forma de adjetivar, de forma divertida, sua fama de ser rigorosa e sisuda.
Além de temas políticos, nacionais ou internacionais, a Dilma virtual comenta sobre sobre a sua vida pessoal e os mais diversos assuntos. Dá também a sua opinião sobre as novelas, programas de televisão, o que se passa na Internet e tudo o que os seus "súditos" estão a acompanhar. Sempre de forma egocêntrica e brincalhona, como se fosse amiga íntima de quem está a ler suas mensagens.
'Dilma Bolada' relata as broncas severas que dá aos seus ministros, as conversas íntimas com o "brother Obama", as gozações com a vizinha argentina Kirchner, a esbanjar prestígio e falta de modéstia. "Rainha das Américas", "diva da nação", são algumas de suas auto-definições. Termina suas publicações com uma versão criativa do slogan do governo: "Êta presidenta conectada! Brasil, país rico é país que acompanha minuto a minuto a vida da mandatária da nação!", entre outras variações.
O sucesso espantoso rendeu-lhe prémios no ano passado. A conta no Twitter de "Dilma Bolada" foi eleita pelo público na categoria de melhor perfil falso do "Shorty Awards", considerado o 'Oscar' do microblog. Já sua página do Facebook ficou em primeiro lugar no ranking da revista brasileira Super Interessante.
"Êta presidenta conectada! Brasil, país rico é país com presidenta que bate recorde de popularidade até nas redes sociais! Sou linda, sou diva, sou presidenta! Sou Dilma!", comemorou a "soberana da nação" brasileira.