SATA 'estreou' hoje Bombardier Dash Q200

Um voo entre Ponta Delgada e o Corvo, a mais pequena e distante ilha do arquipélago dos Açores, marcou hoje a estreia dos aviões Bombardier Dash Q200 nas ligações comerciais entre as ilhas açorianas.
Publicado a
Atualizado a

O voo inaugural partiu do Aeroporto de Ponta Delgada ao final da manhã, mais de dois meses depois dos dois Q200 terem chegado aos Açores, já que só agora ficou concluído o processo de certificação das aeronaves pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

    O segundo Q200 adquirido pela SATA, segundo revelou à Lusa fonte da empresa, apenas deverá iniciar as ligações comerciais nas próximas semanas, já que vai continuar a ser utilizado em acções de formação de pessoal.

Os dois aviões, com capacidade para 37 passageiros, vão ser preferencialmente utilizados nas ligações para as ilhas do Corvo, Flores, S. Jorge e Graciosa, substituindo o actual Dornier.

Este pequeno avião, que apenas transporta 18 passageiros, deixará de ser utilizado com o início da operação dos Q200, devendo ter realizado o seu último voo na passada sexta-feira.

Os Dash Q200, baptizados como 'Faial' e 'Graciosa', já ostentam o novo logótipo da SATA, inspirado na técnica oriental de dobragem de papel (origami), apresentando no exterior a frase 'The Atlantic and You'.

    A aquisição dos dois Q200, num investimento de 11 milhões de euros, está integrada na renovação da frota da SATA Air Açores, que ficará concluída durante o primeiro semestre do próximo ano, altura em que a transportadora açoriana recebe quatro novos Q400 Next Gen.

    Estes aparelhos, equipados com a mais recente tecnologia aeronáutica, vão substituir os actuais ATP, da British Aerospace, com 64 lugares, que asseguram as ligações entre as ilhas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt