Sapo é lança da PTem Moçambique
Depois de ter lançado o novo Portal Sapo Moçambique (sapo.mz), numa cerimónia que contou com o Presidente Armando Guebuza, o número um da PT admitiu interesse em concorrer à terceira licença para operador de telemóveis, mas que um passo concreto só será dado quando as condições do concurso forem conhecidas.
Já antes, a PT tentara entrar no negócio dos telemóveis em Moçambique, mas sem sucesso, pelo que a sua presença empresarial se limitava às Páginas Amarelas. Agora, com o Portal sapo.mz, o grupo volta a mostrar o seu dinamismo. E não é por acaso que a presença de Bava em Maputo coincidiu com o lançamento da Academia de Ciência de Moçambique, equipada informaticamente pela PT, e que a empresa anunciou também a oferta de mil Magalhães a escolas do país. Guebuza, aliás, entregou os primeiros 11 portáteis a crianças.
"Temos hoje bases em Moçambique para assumir novos desafios", declarou Bava, um optimista sobre o futuro desta antiga colónia portuguesa, onde, aliás, nasceu. "Este é um país de empreendedores", disse o presidente da PT, durante a cerimónia de apresentação do sapo.mz no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano. Criado com a cooperação do ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique, o Portal conta com conteúdos produzidos por empresas moçambicanas, repetindo a fórmula usada para Cabo Verde e Angola " de criar um sapo adaptado às realidades das populações locais", explicou Abílio Martins, administrador da PT responsável pelo Sapo, um sítio português que surge entre os 300 endereços mais acedidos a nível internacional.
Com 15 milhões de clientes em África e um papel nas operadoras móveis de quatro dos PALOP, a PT vai prosseguir com o seu esforço de internacionalização."O Brasil dá-nos dimensão, África dá-nos rentabilidade", sublinhou Zeinal Bava.
O jornalista viajou a convite da PT