Santa Eulália só se rendeu ao golo de Danilo

Exibição displicente dos bicampeões nacionais traduziu-se num único golo frente à equipa da III Divisão. Iturbe, Kléber e companhia não corresponderam à oportunidade dada por Vítor Pereira.
Publicado a
Atualizado a

Foi sem aplausos que o FC Porto se apurou, este sábado, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, após derrotar o Santa Eulália, por 0-1, em Vizela. Os aplausos, esses, foram todos dirigidos à equipa da III Divisão que, dentro das suas limitações, conseguiu discutir o jogo com os bicampeões nacionais até ao último lance. Valeu ao FC Porto o bom golo de Danilo, aos 31 minutos, que decidiu um jogo que não deixará saudades à equipa treinada por Vítor Pereira.

"Assumo as minhas decisões e assumo que com tantas mexidas e adaptações descaracterizámos completamente a nossa equipa. Não apresentámos um futebol de qualidade. Não vou falar mais, porque este jogo não merece mais comentários ", admitiu Vítor Pereira no final da partida, visivelmente insatisfeito com o rendimento apresentado pelos 'dragõezinhos' que tiveram uma oportunidade desaproveitada para marcarem pontos na luta por um lugar na equipa.

Juan Iturbe e Kléber foram os principais rostos de uma exibição pobre por parte dos dragões. O extremo, que tanta fama trouxe da Argentina, ainda não revelou qualquer proveito e deu razão a Vítor Pereira em não conceder-lhe muitas mais oportunidades. É certo que só evoluirá se jogar, mas mostrou ainda não ter estofo para estas andanças. Kléber é outro caso preocupante. O brasileiro, que até apontou alguns golos importantes na época passada, não revelou qualidade para ser alternativa a Jackson Martínez, tendo perdido todos os duelos com o guarda-redes Vítor São Bento, de 20 anos, que, em contrapartida, revelou ter potencial.

Fabiano, em estreia na baliza, defendeu o pouco que havia para defender, enquanto Abdoulaye e Quiñones cometeram alguns lapsos defensivos, o último dos quais por parte do senegalês, que poderia ter dado o golo do empate ao Santa Eulália, no último lance do jogo. Rolando regressou à equipa cinco meses depois para jogar a trinco, enquanto os "malabaristas" Atsu (ainda rematou à trave), Kelvin e Juan Iturbe depararam-se com um grande entrave às suas qualidades: só havia uma bola em campo. Todos queriam driblar, todos queriam "rasgar" a defesa e isso traduziu-se numa exibição com pouca sintonia e que mostrou onze jogadores, mas não uma equipa.

Danilo, que jogou como lateral direito mas teve sempre semáforo verde para atacar, acabou por fazer a diferença com o seu pé esquerdo, ao assinar um bom golo aos 31 minutos, através de um remate à entrada da grande área. Os dragões, é certo, acabaram por fazer o suficiente para se juntarem a Benfica e Sporting de Braga na fase seguinte, mas revelaram que não há garantias sem a solidez de Maicon, o cérebro de Lucho González, a criatividade de James Rodríguez e os golos de Jackson Martínez. Esses estarão de volta quarta-feira, para o jogo entre FC Porto e Dínamo Kiev, no Estádio do Dragão, a contar para a Liga dos Campeões. O Santa Eulália, de cabeça erguida, regressa à sua realidade.

Filme do jogo:

90+5' Final do jogo! O FC Porto venceu o Santa Eulália, por 0-1, graças a um golo de Danilo (31'), e está apurado para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

90+5' Quase o golo do Santa Eulália! Benício escapou à marcação e cruzou para a grande área, onde o atacante apareceu em zona de finalização e atirou um pouco ao lado do alvo.

90+4' Remate de Sebá, para defesa de São Bento.

90+1' Remate de Atsu, muito longe do alvo.

90' Quatro minutos de compensação, é o tempo que resta para o Santa Eulália alimentar o sonho.

90' Benício quase ficava isolado, mas valeu o corte à tangente de Rolando.

88' Kléber, à saída de São Bento, não conseguiu bater o guarda-redes do Santa Eulália.

83' O Santa Eulália não está a conseguir criar lances para chegar ao empate, apesar da imensa vontade dos seus jogadores.

80' Substituição no Santa Eulália. Saiu Zezé e entrou Filipe Magalhães.

78' O Santa Eulália não tem, por esta altura, nada a perder. O FC Porto não conseguiu, em 80 minutos, "matar" o jogo frente à equipa da III Divisão.

74' Substituição no Santa Eulália. Saiu Carlitos e entrou Tiago Monteiro.

72' Remate de Carlitos, para defesa de Fabiano.

72' Substituição no FC Porto. Saiu Juan Iturbe e entrou Sebá. Uma nulidade o argentino, a dar razão a Vítor Pereira pelo escasso número de oportunidades dadas esta época.

71' Não se nota que está a haver um jogo entre uma das principais equipas europeias e um emblema da III Divisão. Por demérito dos primeiros e mérito dos segundos.

68' Atsu atira à trave! Num dos poucos lances de perigo criados pelos dragões na segunda parte, o ganês recuperou uma bola para dividida com Mangala e acertou em cheio no ferro.

64' Substituição no Santa Eulália. Saiu Filipe Alves e entrou Benício.

64' Remate rasteiro de Varela, sem perigo.

63' Remate rasteiro de Kléber, para defesa de São Bento. O brasileiro não está, de todo, a mostrar poder ser alternativa a Jackson Martínez.

61' Dupla substituição no FC Porto. Entraram Varela e Miguel Lopes e saíram Kelvin e Quiñones. Danilo vai para o meio-campo, Miguel Lopes fica a lateral direito, Rolando vai para central e Mangala fica no lado esquerdo.

58' Falta alguém - como Lucho González ou James Rodríguez, que estão no banco - que paute o ritmo de jogo do FC Porto. Atsu, Kelvin e Atsu têm pouca disciplina tática e querem é driblar e "rasgar" a defesa adversária, Rolando é um central e Castro não consegue assumir esse papel.

56' Pontapé livre de Danilo, para São Bento defender.

54' Fabiano teve que receber assistência médica, após um choque com um avançado do Santa Eulália, mas está recuperado.

51' Vítor Pereira colocou Miguel Lopes, Silvestre Varela e Sebá em exercícios de aquecimento.

49' Iturbe, com dois colegas isolados, tentou arrancar para o lance individual, mas perdeu a bola quando já ia embalado.

48' Santa Eulália perto do golo! Depois de uma boa intervenção de Fabiano, após livre de Nélson, Zezé teve tempo e espaço para rematar, mas acabou por atirar contra um defesa do FC Porto.

46' Início da segunda parte! Bola para o Santa Eulália.

45+1' Intervalo em Vizela. Jogo sem grande história, onde o golo de Danilo e um par de boas defesas do guarda-redes Vítor São Bento resumem a primeira parte. Os dragões, sem estarem a fazer um grande jogo, fizeram o suficiente para chegarem ao intervalo em vantagem, mas a diferença tangencial no marcador não chega para acabar com as ambições do Santa Eulália.

44' Atraso perigoso de Danilo para Fabiano, que por pouco não foi intercetado pelo inconformado Zezé.

42' Remate rasteiro de Kelvin, sem perigo para São Bento.

38' Que perdida de Kléber! Numa das melhores combinações ofensivas da partida, o brasileiro tabelou na perfeição com Atsu, mas quando estava isolado atirou à figura de São Bento.

36' Cabeceamento de Iturbe, por cima do alvo.

35' Remate forte de Danilo, para mais uma boa defesa de São Bento. Não se justifica, por esta altura, que o brasileiro fique colado à lateral, uma vez que cria mais perigo no ataque.

33' O golo de Danilo tranquilizou a equipa portista, mas o Santa Eulália mantém-se fiel à sua estratégia de jogo.

31' GOLO DO FC PORTO! DANILO FAZ O 0-1! O lateral brasileiro teve que ir ao ataque mostrar aos seus colegas como se faz: diagonal da direita para o meio e remate forte com o pé esquerdo, à entrada da grande área, para o fundo das redes. Estreia a marcar para a contratação mais cara de sempre do futebol português.

30' Christian Atsu conseguiu isolar-se, mas São Bento fez bem a mancha e travou o ataque do jovem ganês.

28' O Santa Eulália vai cumprindo a missão de "enervar" a equipa do FC Porto. Os minutos passam e São Bento ainda não precisou de fazer milagres na baliza dos da casa.

25' Muita falta de entendimento entre Kelvin, Atsu, Iturbe e Kléber no ataque portista. Há muito talento neste setor, mas apenas uma bola e os "dragõezinhos" ainda não se conseguiram entender.

22' Christian Atsu, quase sem ângulo para rematar, atirou para a bandeirola de canto. As coisas não estão a sair bem ao FC Porto e o Santa Eulália vai acreditando no "milagre".

19' Remate rasteiro de Kelvin, para nova defesa de São Bento.

18' Remate de Iturbe, por cima do alvo.

15' Remate cruzado de Iturbe, para boa defesa do guarda-redes São Bento.

14' Lance perigoso do ataque do Santa Eulália, que terminou com um remate de Carlitos que não chegou à baliza de Fabiano. Ainda assim, a defesa do FC Porto foi apanhada desprevenida e os adeptos da equipa da casa ficaram em delírio.

12' Cabeceamento de Rolando, após livre de Kelvin, muito ao lado da baliza do Santa Eulália.

11' O FC Porto só tem conseguido criar perigo através de lances individuais, quase sempre através dos esquerdinos Kelvin e Christian Atsu.

7' Pontapé de bicicleta de Kléber, após cruzamento de Kelvin, para defesa do guarda-redes São Bento.

7' O Santa Eulália joga, sem surpresa, recuado e atrás da linha da bola, à espreita de saídas rápidas para o contra-ataque.

4' Cabeceamento de Kléber, após cruzamento de Iturbe, desenquadrado com o alvo.

3' Danilo joga muito subido no flanco direito do FC Porto, algo que é compensado face ao posicionamento de Rolando. Os dragões, com bola, passam facilmente para um esquema de três centrais.

1' Rolando joga a trinco pelo FC Porto, enquanto Castro e Kelvin, este mais próximo de Kléber, ocupam a zona intermediária do meio-campo.

1' Rui Costa apita para o início do jogo! Bola para o FC Porto.

SANTA EULÁLIA: São Bento; Inácio, Basílio, Filipe Alves e Armando; Hélio; Rui Costa, Nélson e André Cunha; Zézé e Carlitos.

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Mangala, Abdoulaye, Quiñones; Rolando, Castro, Kelvin; Iturbe, Kléber e Atsu.

O FC Porto estreia-se este sábado, a partir das 14.30, na Taça de Portugal 2012/13, em Vizela, frente ao Santa Eulália, equipa que milita na III Divisão. Os bicampeões nacionais são, naturalmente, os favoritos a seguir para a quarta eliminatória e esperam, certamente, dar uma boa resposta ao último jogo efetuado na Taça - derrota por 3-0 frente à Académica, em novembro, a primeira nos últimos 40 anos na Briosa.

Vítor Pereira vai dar oportunidades a alguns jovens de se estrearem a titulares esta temporada, com o argentino Juan Iturbe a ser figura de cartaz num jogo que contará com 6700 espectadores em casa emprestada. Em toda a história, o FC Porto nunca perdeu com equipas da III Divisão, sendo que o Pêro Pinheiro foi, na época passada, a última "vítima" dos dragões, saindo goleado por 0-8.

Do lado do Santa Eulália, a ambição passa por fazer... um golo. Foi esse o objetivo traçado pelo treinador João Fernando, que já garantiu que a sua equipa irá "sair do campo para festejar, durante cinco ou seis minutos", caso consiga bater o estreante Fabiano na baliza dos dragões. O Santa Eulália, que disputa pela primeira vez a III Divisão, espera, sobretudo, que "haja Taça" em Vizela e já anunciou que não quer disputar prolongamento, de modo a não se cansar para o próximo jogo do campeonato.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt