Sandálias rasas: práticas e sofisticadas

Publicado a
Atualizado a

Na década de 50, os saltos altos eram o calçado reinante, dando altura e estilo aos corpos femininos. Na década seguinte, inspirados pelo lado prático e confortável da mulher que começa a adquirir a sua independência ao trabalhar fora de casa e pela moda masculina, os estilistas começam a desenhar sapatos rasos para as senhoras, como é o caso dos botins com elástico, mais conhecidos por "botas à Beatles", por terem ser eternizadas pelos quatro de Liverpool que as calçavam com os seus fatos à Neru. Também nesta altura surgem os conhecidos modelos Vara e Peregrino (o segundo criado por Yves Saint Laurent em 1962), sapatos estilo sabrina com uma cunha e fivela à frente. Enquanto no Brasil nascem os chinelos de dedo (ou chinelos do pobre como ficaram conhecidos na época) da marca Havaianas (recentemente o DN publicou um trabalho sobre a sua história), assim como outros modelos de sandálias rasas, sem grande beleza visual, e que, no entanto, anos mais tarde o seu design é recuperado de forma a ter sucesso comercial.

No século XXI, estilistas de todo o mundo, em busca de inspiração, revitalizam o look de outros tempos e começam a apostar no design da sandália rasa que surge em força este Verão, mas que em 2008 era já uma tendência. Hoje, as propostas são tão variadas que a escolha se torna difícil: estilo gladiador, com franjas, com uma tira, com tachas, em pele, em plástico, em camurça, em cetim, com pedras… Enfim, definitivamente uma mulher pode sentir-se perdida com tanta opção!

Mas usar este género de calçado tem regras que devem ser cumpridas para o sucesso ser total. A saber: seja alta ou baixa, se calçar sandálias rasas, e, claro, abertas (que é do que falamos), os seus pés têm de estar claramente arranjados - unhas e calcanhares tratados -, porque olhar para uns pés que não estejam cuidados é terrível. Outra vantagem deste modelo de sapato é ficar bem com quase todo o género de roupa - jeans, saias (curtas, médias e longas), calções, calças clássicas, vestidos de qualquer feitio.

Apesar de os sapatos de salto alto ajudarem, de facto, a alongar a silhueta feminina, a sandália rasa e aberta valoriza a perna da mulher e a elegância do seu corpo, se esta souber escolher o modelo certo para o seu estilo e pé!

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt