Saloio entra em duas cadeias nos EUA
Em 1995, a Queijo Saloio era uma empresa familiar. Fabricava apenas um tipo de produto e canalizava 90% das suas vendas para o comércio tradicional. Doze anos passados, depois de ter sido adquirida por um fundo de investimento do Banco Espírito Santo (e posteriormente fundida com a Barral), a empresa tem um largo portfólio de artigos, factura três vezes mais, exporta para vários mercados e aposta fortemente na inovação, estando agora a patentear um produto a nível mundial. Ocupa o terceiro lugar do mercado nacional, atrás de dois gigantes: a multinacional Bel e a Lactogal.
Ao nível das exportações, área que a Queijo Saloio quer desenvolver este ano, a empresa acaba de fechar acordos com duas cadeias americanas, a All Foods e a Wegmans, perspectivando um "grande salto" nas vendas para os Estados Unidos. "Até agora vendíamos para uma loja gourmet em Nova Iorque e uma pequena quantidade para a All Foods. Com o novo acordo, vamos vender mais referências e mais quantidades para esta cadeia. Quanto à Wegmans, vamos iniciar as vendas agora", afirmou ao DN Clara de Moura Guedes, administradora-delegada da Queijo Saloio.
Outro dos mercados que deverá desenvolver-se este ano é o alemão, através da Metro (Makro em Portugal) e, "em princípio", também através da Lidl, com quem a empresa trabalhou no ano passado. De resto, a Saloio quer aumentar as exportações nos países onde já está presente: França, Luxemburgo, Inglaterra, Holanda, Suíça, Angola e Macau. Apesar da diversidade de mercados, as vendas para o exterior apenas representam 3% dos 25 milhões de euros de facturação da empresa. Este ano, o objectivo é duplicar.
No mercado interno, há também espaço para crescer. Com um consumo de queijo per capita de 10,2 quilogramas por ano, os portugueses estão bastante abaixo dos 27 quilogramas da Grécia e dos 24 da França. Quanto aos tipos preferidos, o flamengo é claramente o mais adquirido pelos portugueses. A produção da Queijo Saloio é feita em duas fábricas. A maior situa-se perto de Torres Vedras, onde trabalham 80 pessoas em cinco linhas de produção. A outra unidade está localizada em Abrantes, tem 50 empregados e uma linha de produção. A capacidade das fábricas tem sido sucessivamente aumentada, à medida que sobem as vendas da empresa.
Saloio Profissional
A Queijo Saloio vai lançar uma gama de produtos especificamente dedicada à restauração, hotelaria e pastelarias. O nome já está definido - Saloio Profissional -, mas a apresentação da marca só será feita em Abril. Esta gama distingue-se, entre outras características, pelas embalagens de grandes quantidades. "Vamos dar um tratamento diferenciado a este canal, onde esperamos crescer 30% ao ano", revelou Clara de Moura Guedes. Actualmente, a facturação neste mercado representa 10% a 15% do total.