Saldo das balanças corrente e de capital sobe para 823 ME até abril

O saldo conjunto das balanças corrente e de capital situou-se em 823 milhões de euros até abril, mais 404 milhões de euros em comparação com o mesmo período de 2016, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
Publicado a
Atualizado a

\tSegundo uma nota estatística divulgada pela instituição, para o aumento deste excedente contribuíram todas as componentes da balança corrente e de capital, com exceção da balança de bens.

\tAté abril, a balança de bens e serviços registou um excedente de 170 milhões de euros, menos 343 milhões de euros do que no período homólogo de 2016.

\tO aumento do saldo da balança de serviços foi insuficiente para compensar a redução do saldo da balança de bens.

\tNeste período, as exportações cresceram 13% (12,7% nos bens e 12,8% nos serviços) e as importações aumentaram 15% (14,8% nos bens e 13,6% nos serviços).

\tNa balança de serviços, o excedente da rubrica 'Viagens e turismo' aumentou 426 milhões de euros, fixando-se em 2.110 milhões de euros.

\tO défice da balança de rendimento primário diminuiu 199 milhões de euros, de 764 para 565 milhões de euros, "influenciado pelos dividendos recebidos do exterior em abril", justificou o banco central português.

\tJá o excedente da balança de rendimento secundário aumentou 437 milhões de euros, em resultado da variação das transferências correntes recebidas e da diminuição da contribuição financeira paga à União Europeia.

\tNos primeiros quatro meses de 2017, o saldo da balança financeira registou um aumento dos ativos líquidos de Portugal sobre o exterior no valor de 939 milhões de euros.

\tNo mês de abril, o banco central apresentou um acréscimo de ativos líquidos sobre o exterior. Pelo contrário, as administrações públicas registaram uma diminuição dos ativos líquidos sobre o exterior, resultante do investimento em títulos de dívida pública portuguesa por não residentes.

\t

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt