Saberes e sabores regionais
Arraiolos é ponto de encontro obrigatório para os verdadeiros apreciadores da mais genuína cozinha alentejana. A VIII Mostra Gastronómica, que hoje serve as primeiras refeições, prolonga-se até dia 6 de Novembro, de "braço dado" com a Feira do Tapete, que tenciona promover o artesanato da terra.
Quem visitar Arraiolos ao longo da próxima semana irá encontrar pratos regionais para todos os gostos. Uns mais, outros menos pesados, mas todos convenientemente regados com os melhores vinhos alentejanos, numa altura em que "os novos" estão prontos a servir e prometem fazer sucesso. A seca castigou a quantidade, mas foi generosa para a qualidade das uvas. Esta mostra é o culminar das semanas temáticas realizadas ao longo do ano, nos restaurantes do concelho, sendo que pelas mesas dos 11 estabelecimentos que aderem à iniciativa não vão faltar as tradicionais migas com carne de porco , açorda, sopa de beldroegas e de tomate, acompanhadas com queijo e toucinho, respectivamente e ensopado de borrego, entre outras iguarias célebres, em que a vitela começa a ganhar espaço.
A doçaria regional também marca presença de vulto, convidando a pôr de lado eventuais dietas, por um instante. Não é fácil resistir à encharcada, ao fidalgo, ou ao doce de abóbora para compor a sobremesa, numa terra onde os pastéis de toucinho são a maior de todas as atracções.
Depois dos sabores, que resumem séculos de história da gastronomia alentejana, há os saberes das gentes de Arraiolos para conhecer, e nesta matéria o artesanato tem nos afamados tapetes de Arraiolos o seu representante mais ilustre. A autarquia local volta a realizar uma nova edição da Feira do Tapete, como forma de promover e defender esta antiga arte, que ainda hoje assume grande relevância económica na vila, embora se encontre a viver dias menos bons. Os artesãos desesperam pela ambicionada denominação de origem e certificação, que visam distinguir o produto fabricado em Arraiolos.