Rui Patrício voltou a ser o salvador do Sporting

Os leões venciam por 1-0 quando Van Wolfswinkel falhou um penálti, aos 89', já contra dez jogadores: depois foi a vez de o Beira-Mar dispor de um penálti, mas Rui Patrício segurou a terceira vitória consecutiva.
Publicado a
Atualizado a

Rui Patrício evitou que o Sporting descarrilasse do trilho das vitórias, ao defender um penálti no período de compensação, seguido de mais uma grande defesa, que segurou o triunfo por 1-0 na receção ao Beira-Mar, esta sexta-feira, no jogo que encerrou a primeira volta de leões e aveirenses no campeonato. Uma história que poderia ter sido bem diferente, não fosse a grande penalidade falhada por Van Wolfswinkel aos 89 minutos.

A história do jogo merece, precisamente, ser contada a partir do fim: o Sporting vencia por 1-0 quando o árbitro Cosme Machado expulsou Jaime, após ter considerado que Diego Capel foi derrubado na grande área. Van Wolfswinkel, porém, fez aquilo que já feito no único penálti dos leões esta temporada: desperdiçou o castigo máximo, com defesa de Rui Rego. Jesualdo Ferreira não hesitou em atribuir culpas ao holandês. "Não se pode falhar um penálti ali, não pode. Vamos procurar novas soluções ao longo da semana", julgou.

O Beira-Mar empolgou-se e também conseguiu conquistar um castigo máximo na grande área dos leões, com Miguel Lopes, em estreia em Alvalade, a derrubar Batatinha na grande área. A tragédia parecia estar de regresso ao Sporting, mas apareceu o salvador do costume: Rui Patrício travou o remate de Rúben Ribeiro, para explosão de alegria dos 19 mil sportinguistas numa noite com muita chuva em Lisboa. Naquela que terá sido a noite de despedida de Insúa (tem uma proposta do Grémio), os leões podem estar gratos por Rui Patrício já ter adiado o "adeus" tantas vezes quanto golos dos adversários.

Esta foi a terceira vitória consecutiva do Sporting de Jesualdo Ferreira, sempre sem sofrer golos, e com destaque ainda para uma defesa de Rui Patrício no último ataque da partida, quando Batatinha, solto de marcação, cabeceou e desperdiçou uma oportunidade flagrante. Só mesmo o guarda-redes tirou protagonismo ao outro momento alto de uma noite em que não houve, propriamente, uma boa exibição dos leões, embora suficiente para chegarem ao sétimo lugar.

Esse momento nasceu dos pés de André Carrillo, que aos 63 minutos, cinco depois de ter saído do banco de suplentes, "levantou" Alvalade com um grande pontapé em arco, a 20 metros da baliza, tendo colocado a bola na "gaveta" da baliza, mantendo a tradição de o Sporting derrotar sempre o Beira-Mar no novo estádio de Alvalade. Os aveirenses, por sua vez, já não ganham no recinto dos leões há 42 anos e continuam à tangente acima da zona de despromoção.

90+5' Final do jogo! O Sporting vence por 1-0, com um grande golo de Carrillo (63'), mas para a história ficam os últimos minutos: aos 89' Van Wolfswinkel falhou um penálti, com o Beira-Mar reduzido a dez jogadores, e logo de seguida foi Rui Patrício a travar um castigo máximo dos aveirenses.

90+4' Rui Patrício salva o Sporting! Enorme defesa do guarda-redes português, após um cabeceamento de Batatinha, que tinha tudo para fazer o golo!

90+3' Cartão amarelo para Rui Sampaio, por puxar Capel.

90+2' Rui Patrício defende o penálti! Rúben Ribeiro atirou para defesa do guardião português, para delírio dos adeptos leoninos e de Jesualdo Ferreira. Que final de jogo!

90' Penálti para o Beira-Mar! Miguel Lopes empurra Batatinha na grande área e Cosme Machado assinalou grande penalidade, num final de jogo dramático em Alvalade.

89' Rui Rego defende o penálti! Remate praticamente para o meio da baliza de Van Wolfswinkel, para defesa do guarda-redes português.

88' Penálti para o Sporting e cartão vermelho para Jaime! Diego Capel isola-se e entra na grande área e Cosme Machado considerou que Jaime puxou o espanhol, num lance cuja infração pareceu ser cometida fora da grande área, mas de difícil análise.

86' Substituição no Sporting. Saiu Marcos Rojo, que pediu substituição, e entrou Xandão.

85' Cartão amarelo para Rúben Ribeiro, por derrubar Rinaudo.

82' Excelente passe de Diego Capel para André Carrillo, que ficou isolado, mas Rui Rego fez muito bem a "mancha" e não deixou o peruano rematar.

82' Egoista, Rúben Ribeiro remata para defesa fácil de Rui Patrício e desperdiça um bom contra-ataque do Beira-Mar.

80' Remate de Ricardo Dias, sem perigo para Rui Patrício.

80' O Beira-Mar tenta aproveitar lances de bola parada para chegar ao empate.

78' Substituição no Sporting. Saiu Labyad e entrou Zezinho.

75' Carrillo faz um atraso de 60 metros para Rui Patrício e os adeptos assobiam. Pedem mais golos.

74' Com nada a perder, o Beira-Mar arrisca e sobe um pouco mais no terreno, mas os leões parecem ter o jogo controlado.

72' Cartão amarelo para Boulahrouz, por falta sobre Rúben Ribeiro.

71' Remate de Nildo, após perda de bola dos leões, para Rui Patrício segurar.

68' A alegria e o entusiasmo regressam aos cerca de 19 mil sportinguistas presentes em Alvalade, após o golo de Carrillo.

65' Dupla substituição no Beira-Mar. Saíram Saleh e Pedro Moreira e entraram Nuno Lopes e Batatinha.

63' GOLO DO SPORTING! ANDRÉ CARRILLO FAZ O 1-0! Golaço! Num movimento que já é habitual no extremo peruano, Carrillo recebeu a bola no lado esquerdo e ainda fora da grande área meteu a bola na "gaveta", fazendo um grande golo.

58' Substituição no Sporting. Saiu Jeffrén e entrou André Carrillo.

56' Pontapé de Jeffrén, para defesa fácil de Rui Rego.

54' Zezinho, André Carrillo e Valentín Viola são candidatos a ser lançados por Jesualdo Ferreira na segunda parte.

51' Van Wolfswinkel fica perto do golo, após cruzamento de Diego Capel, mas a bola saiu ligeiramente ao lado, após tocar em Pedro Moreira.

47' Cartão amarelo para Adrien, após entrada sobre Nildo.

46' Início da segunda parte! Bola para o Sporting.

- Substituição no Beira-Mar. Saiu Serginho e entrou Saleh.

45' Intervalo em Alvalade.

43' Beira-Mar perto do golo! Excelente combinação ofensiva dos aveirenses, que termina com um remate de Rui Sampaio ligeiramente ao lado do alvo.

41' Remate de longe de Insúa, a passar perto da baliza do Beira-Mar.

40' Cartão amarelo para Fleurival, por derrubar Miguel Lopes.

38' Beira-Mar mais audaz nos últimos minutos, mas sem efeitos práticos. O Sporting baixou consideravelmente nos índices de pressão, agressividade e eficiência no passe.

35' O primeiro pontapé de canto de todo o jogo foi para o Beira-Mar. Na sequência do lance, Marcos Rojo antecipou-se às "torres" dos aveirenses.

32' Jeffrén está bastante "apagado" no ataque dos leões. Labyad e Adrien são os nomes que sobressaem na equipa leonina.

29' Chove com bastante intensidade em Alvalade, mas o Sporting continua a apostar na circulação de bola. Os leões somam 60% de posse de bola, frente a um Beira-Mar que ainda não rematou nenhuma vez.

26' Remate rasteiro de Adrien, para Rui Rego segurar. Perante a pouca pressão do Beira-Mar, Rinaudo fica sozinho na posição "6" e Adrien tem liberdade para atacar.

24' Cartão amarelo para Pedro Moreira, por derrubar Insúa.

22' Remate forte de Adrien, por cima do alvo, após mais um bom passe de Boulahrouz.

21' O Beira-Mar está com muitas dificuldades em sair do seu meio-campo, tanto que ainda não se aproximou, sequer, da grande área de Rui Patrício. A estratégia de contenção de Ulisses Morais é seguida à risca.

18' Remate muito forte de Van Wolfswinkel, a mais de 25 metros da baliza, para defesa "apertada" de Rui Rego. Foi o primeiro remate do jogo.

14' Excelente passe de Boulahrouz para Diego Capel, que fica em zona de finalização, mas o espanhol não teve audácia para "picar" a bola sobre o guarda-redes e, na tentativa de assistir Van Wolfswinkel, perdeu o lance.

11' Labyad rende, claramente, muito mais na posição "10", nas costas de Van Wolfswinkel, do que nos flancos. A manobra ofensiva do Sporting está a desenrolar-se em torno do médio marroquino.

8' Cruzamento perigoso de Insúa, mas sem seguimento na grande área. Bem o Sporting, a atacar pelos flancos.

5' Sporting a tentar impor o ritmo de jogo, com Jesualdo Ferreira a manter-se fiel ao 4x2x3x1 já testado em Olhão, embora Adrien tenha maior liberdade para subir no terreno.

2' Cruzamento de Miguel Lopes, à procura do desvio de Van Wolfswinkel, mas Rui Rego antecipou-se ao lance.

1' Cosme Machado apita para o início do jogo! Bola para o Beira-Mar.

SPORTING: Rui Patrício; Miguel Lopes, Boulahrouz, Marcos Rojo e Insúa; Rinaudo e Adrien; Jeffrén, Zakaria Labyad e Diego Capel; Van Wolfswinkel. Suplentes: Marcelo Boeck, Cédric, Xandão, Eric Dier, Carrillo, Zezinho e Valentín Viola.

BEIRA-MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Sasso, Jaime e Pedro Moreira; Fleurival, Ricardo Dias e Rui Sampaio; Ruben Ribeiro, Nildo e Serginho. Suplentes: Bruno Jorge, Hugo, Rafael Batatinha, Saleh, Nuno Lopes, André Sousa e Abel Camará.

O Sporting procura manter-se no trilho das vitórias e somar o terceiro triunfo consecutivo esta época, mas para tal terá que derrotar o Beira-Mar (20.00), em Alvalade, no jogo que encerra a primeira volta das duas equipas no campeonato. Os leões têm a possibilidade de se aproximarem dos lugares europeus, enquanto os aveirenses procuram manter-se acima da zona de despromoção.

Em Alvalade, os pupilos de Jesualdo Ferreira tentarão manter a tradição de vencer o Beira-Mar, equipa que não consegue evitar a derrota no estádio dos leões desde 2003. Já lá vão, inclusive, 42 anos desde que o Beira-Mar conquistou o único triunfo enquanto visitante, no "velhinho" Estádio José de Alvalade.

O jogo deverá ficar marcado pela despedida de Emiliano Insúa, lateral argentino que tem uma proposta do Grémio para deixar Alvalade e que deverá ter resposta positiva do ex-Liverpool. Pranjic já não deverá regressar a Alvalade, pois está a negociar a saída para o Celta de Vigo, enquanto Rui Patrício cumprirá o 150.º jogo no campeonato de leão ao peito. Cosme Machado vai dirigir a partida.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt