Rui Patrício fez 'mea culpa' no balneário
Jovem explicou o lance que custou três pontos no Sado
Rui Patrício assumiu o erro que deu o golo do triunfo ao Vitória de Setúbal domingo no Bonfim, mas desta vez o guarda-redes do Sporting não pediu desculpa. Pelo menos publicamente. Segundo o DN apurou, o jovem jogador fez mea culpa no balneário após o lance infeliz que acabou por ditar a derrota do Sporting. O jovem guardião ainda está a aprender a lidar com os erros e as adversidades jogo a jogo, e lidar com a exposição pública é ainda uma novidade para ele.
O "frango" de Rui Patrício no jogo do Bonfim contribuiu largamente para a derrota dos leões, mas não foi o primeiro lance infeliz do jovem guarda-redes desde que Paulo Bento lhe entregou a titularidade em detrimento de Stojkovic. O outro aconteceu à 12.ª jornada, frente ao Leiria, e dessa vez levantou as mãos assumindo o erro - "achei que devia pedir desculpa", disse então. Depois desta declaração, Rui Patrício reviu o jogo no primeiro dia de treino a seguir ao encontro com os leirienses e, segundo o DN apurou, foi aconselhado a não voltar a pedir desculpa: "Porque erros todos cometem."
Nesse encontro, antes do golo do empate do União de Leiria (1-1), Polga falhou um penálti que podia ter dado o 2-0 aos leões e, no Bonfim, o árbitro anulou um golo limpo ao Sporting que podia embalar a equipa para uma vitória. Argumentos que ajudam os responsáveis técnicos dos leões a dar alento a Patrício antes do importante dérbi lisboeta (domingo, a equipa de Alvalade recebe o rival da Luz).
E apesar de não servir muito de consolo aos adeptos, a verdade é que já aprendeu que as desculpas evitam-se, e assumir um erro uma vez é muito digno e fica bem, mas duas vezes é de mais. A análise aos lances de cada jogo com o treinador dos guarda-redes do Sporting é uma prática comum para o jovem guardião enquadrar o desempenho em competição e saber o que fez de bem e o que tem a corrigir. Hoje acontecerá o mesmo, porque frente ao Benfica uma falha terá maior projecção.
"Não vai vacilar"
De resto, essa é a ideia que sustenta a defesa que o seu empresário fez ontem publicamente. Carlos Gonçalves garante que o jovem Rui Patrício não vai vacilar por ter cometido um erro num jogo.
"É algo que pode acontecer a qualquer guarda-redes", referiu Carlos Gonçalves, em declarações à TSF. "Só quem não conhece o Rui pode pensar nisso [deslumbramento]. Ele não se deixa ir abaixo com situações menos positivas e, seguramente, não se deixa deslumbrar com exibições positivas. Não estava em bicos dos pés por ter feito uma boa exibição em Basileia." E finaliza: "Os jogadores de Sporting, FC Porto e Benfica estão sempre sobre brasa, têm de jogar sempre no máximo das suas capacidades e limites. Por isso é que são de grandes equipas."