RTP1 apresenta um filme sobre o homem que matou Cristo

Publicado a
Atualizado a

A RTP1 apresenta na manhã de hoje, a partir das 11.45, um documentário produzido e realizado por Andrew Chater, intitulado Pilatos - O homem que matou Cristo (The ma who killed Christ).

Este documentário é exibido depois da Missa de Páscoa que é transmitida em directo do Vaticano.

No ano 26 d. C., um militar chamado Pôncio Pilatos foi enviado para a Judeia a fim de impor a ordem numa conturbada província romana.

Ao longo de dez anos, Pôncio Pilatos reprimiu e sufocou motins. Todavia, o acontecimento histórico mais marcante da sua longa carreira foi o julgamento e a execução de Jesus Cristo.

De acordo com os Evangelhos, Pôncio Pilatos condenou Jesus de Nazaré na sequência de uma acusção dos próprios judeus, lavando depois as mãos do assunto.

No entanto, esta versão do julgmento de Jesus não leva em conta as realidades do domínio romano na Judeia.

Este documentário revela-nos Pôncio Pilatos não como um indefeso joguete nas mãos dos judeus, mas sim como um brutal e cruel servidor de Roma para quem Cristo era uma ameaça e um alvo a atingir.

O documentário Pilatos - O homem que matou Cristo, tem a duração de 50 minutos, é narrado por Robert Glenister e tem interpretações de Christopher Hunter e Rob Marni. A fotografia está a cargo de David Scott e a música foi composta por Sandy Nuttgens e Mike Scott.

memória. Pôncio Pilatos é conhecido pelo julgamento e execução de Jesus Cristo, mas a sua passagem pela Judeia foi recheada de outros episódios polémicos.

Pouco tempo depois de chegar ao território foi alvo da hostilidade dos judeus por pretender introduzir o culto imperial mediante a colocação de imagens de César.

Depois foi contestado por querer pagar um aqueduto com os fundos do tesouro do Templo.

Pôncio Pilatos foi destituído do seu cargo no ano 37d.C..

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt