RTP N comemora quinto aniversário

A RTP N vai reforçar a informação com a estreia de programas de reportagens e de entrevistas e a renovação do 'site' como forma de assinalar o quinto aniversário do canal, disse hoje à agência Lusa o seu director.
Publicado a
Atualizado a

"Vamos reforçar a componente informativa do canal", afirmou José Alberto Lemos à Lusa, à margem da festa do quinto aniversário da RTPN, que está a decorrer em Lisboa.

A nova aposta passa pela estreia "para breve" de dois novos programas semanais de reportagem, o "Correspondente da RTP" e o "Nobre Povo", um virado para o mundo e outro para Portugal, avançou o responsável.

De acordo com José Alberto Lemos, o primeiro "é um programa feito pelos correspondentes internacionais da RTP" e pretende dar "um olhar português sobre o mundo", enquanto que o "Nobre Povo" é feito "no Portugal profundo, no país real".

Este último programa vai mostrar "reportagens de sítios onde as pessoas não vão habitualmente, de sítios mais ou menos recônditos", explicou, acrescentando que se tratam de "histórias interessantes de pessoas que vivem e trabalham lá".

Outra das novidades será a estreia de um programa de entrevistas a escritores e que será conduzido pelo pivot da RTP (e escritor) José Rodrigues dos Santos, revelou o director da RTP N.

Além disso, adiantou, haverá um outro programa de entrevistas, que ficará a cargo do jornalista e subdirector de Informação Carlos Daniel.

"'Navegadores.pt' é um programa concebido para a RTP Internacional, que nós vamos emitir, com portugueses que viveram no estrangeiro e para quem essa experiência foi muito marcante", esclareceu José Alberto Lemos.

As novidades na RTPN estendem-se ao 'site' do canal, que, a partir de hoje, passa a ter "emissões em simultâneo [com o canal de notícias da estação] e vídeo-on-demand" para quem perder o seu programa favorito.

As alterações à programação da RTP N acontecem numa altura em que o director faz um balanço "muito positivo".

Em cinco anos, "transformámos um canal que era regional e não tinha prestígio, num canal nacional de informação com uma forte componente de serviço público", disse, acrescentando que actualmente "é um canal consolidado, prestigiado e com reputação".

O canal, adiantou ainda, "transformou a RTP", que passou de ter apenas dois grandes espaços informativos (à hora do almoço e à hora do jantar) para uma "máquina oleada e rentabilizada" na actualização de notícias.

E apesar de contar, desde o início do ano, com um novo concorrente - o TVI 24 - José Alberto Lemos garante estar "satisfeito".

"A TVI 24 não afectou a RTP N, é só mais um 'player' no mercado", disse, assegurando que as audiências da RTP N "têm tido uma trajectória ascendente".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt