Roubaram milhares de eurosem relógios
O Almada Forum voltou a ser palco de um assalto violento, um ano e meio depois de seis indivíduos terem arrombado de madrugada a porta de entrada com um automóvel e levado a caixa multibanco que estava no interior (ver caixa). Na madrugada de sábado, o grupo de seis ladrões também deixou um rasto de grande destruição na entrada principal e na loja Boutique dos Relógios, de onde levaram dezenas de relógios avaliados em vários milhares de euros.
Junto de fontes policiais não oficiais, o DN soube que o assalto ocorreu pelas 05.00, quando o centro comercial estava encerrado e apenas ali se encontravam elementos de segurança privada. Os ladrões escolheram a loja de artigos mais valiosos localizada mais perto da porta principal (ver infográfico), embora naquele piso zero se situem três ourivesarias.
O assalto foi "muito rápido e não terá demorado mais de três minutos", adiantam as mesmas fontes, relatando que seis indivíduos armados e encapuzados arrombaram a entrada principal do Almada Forum, que dá acesso ao piso zero, dirigiram-se à Boutique dos Relógios, arrombaram as montras e retiraram dezenas de relógios de elevado valor que ali se encontravam em exposição. No catálogo da loja, os preços dos relógios variam entre os 28 e os 188 mil euros.
Os ladrões foram surpreendidos por seguranças do Almada Forum, mas conseguiram evitar ser apanhados e rapidamente escaparam pela porta principal, fugindo num carro estacionado junto à entrada. Deixaram cair alguns relógios, que ficaram espalhados no átrio do shopping.
A fuga foi facilitada pelo facto de o Almada Forum se situar no meio de três nós de acesso à auto-estrada do Sul, permitindo seguir rumo a Lisboa ou a Setúbal, ao IC20 (para a Costa de Caparica) e à EN10.
No centro comercial, comenta-se que o assalto terá sido cometido por romenos. Desconhece-se a origem desta informação, mas presume-se que algum segurança tenha escutado os assaltantes a falar.
Fonte do Almada Forum referiu ao DN que o sistema de videovigilância captou imagens do assalto, já entregues à Polícia Judiciária de Setúbal, que investiga o caso. Porém, fonte policial admite a hipótese de o seu visionamento não permitir identificar os ladrões, pois estavam encapuzados.
O DN perguntou se a Boutique dos Relógios pode responsabilizar o Almada Forum por ter sido assaltada, mas fonte daquele centro respondeu não haver essa hipótese. Adiantou que os seguranças não foram agredidos e não houve disparos.
Autoridades policiais admitem a possibilidade de haver alguma relação entre estes elementos e o grupo que, precisamente um mês antes, também de madrugada, assaltou à mão armada a ourivesaria da estação de comboios do Pragal, em Almada, roubando 50 mil euros em artigos.|