Rosto de Jorge VI colocado em retrato de Eduardo VIII

A cabeça do pai de Isabel II foi pintada por cima de Eduardo VIII, que abdicou antes de tomar posse para poder casar com a norte-americana divorciada Wallis Simpson.
Publicado a
Atualizado a

Eduardo VIII posou para um retrato para uma revista, a 'Illustrated London News', que deveria ser publicado por altura da sua coroação. Contudo, abdicou antes da cerimónia, em 1936.

Em vez de refazer todo o quadro, o artista Albert H. Collings limitou-se a alterar a cara. A verdade só foi descoberta quando uma cópia da imagem original foi encontrada nos arquivos da revista.

Quando a revista publicou o retrato para assinalar o 75.º aniversário da abdicação, a 11 de dezembro de 1936, um leitor do 'Daily Telegraph' pensou que a imagem lhe parecia familiar. Foi ver as edições passadas da revista, colecionadas pela avó, e encontrou o retrato de Jorge VI.

"Deve ser um dos primeiros exemplos de photo-shopping", disse a diretora executiva da 'Illustrated London News', referindo-se à técnica muito usada actualmente no meio digital.

Eduardo VIII tornou-se rei em janeiro de 1936, depois da morte do seu pai Jorge V. Contudo, como é costume, só deveria ser formalmente coroado até maio de 1937. Antes, abdicou a favor do irmão, Jorge VI, pai de Isabel II.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt