Ronaldo: O novo número 9 do Real Madrid
Antes da entrada em campo do jogador, Florentino Pérez agradeceu a presença dos adeptos, com uma nota especial para os adeptos portugueses que compareceram em Madrid.
O presidente do Real Madrid assinalou ainda a presença no estádio de “um símbolo do melhor futebol português e europeu de todos os tempos, o mítico Eusébio”, que teve um lugar de honra junto a Di Stéfano, figura emblemática do clube madrileno.
Cristiano Ronaldo afirmou estar muito feliz por estar em Madrid, confessando ter cumprido “um sonho de criança”, que era vestir a camisola do Real. Emocionado, o jogador disse ainda que “não acreditava que o estádio ia estar cheio só para me ver”.
A finalizar o seu curto discurso, puxou pelos adeptos e desafiou-os a gritar em coro "Força Madrid!".
Numa volta ao estádio para agradecer a presença dos adeptos, Cristiano Ronaldo foi brindado com a música "À minha maneira", dos Xutos e Pontapés.
19.52: Centenas de adeptos ficam à porta do Bernabéu
Centenas de adeptos do Real Madrid ficaram hoje retidos à entrada do estádio Santiago Bernabéu, que fechou as portas a cerca 20 minutos do início da cerimónia de apresentação do futebolista internacional português Cristiano Ronaldo. \t\t\t\t
O jogador português já assinou o contrato com o clube da capital espanhola, segundo foi possível observar nos écrãs do recinto do Real Madrid.
Os convidados de honra já ocuparam as tribunas laterais, entre os quais o embaixador de Portugal em Madrid, Álvaro Mendonça e Moura, o núncio português Manuel Monteiro de Castro, embaixador do Vaticano em Madrid, e Aureliano Neves, presidente da Câmara hispano-portuguesa.
Os adeptos têm sido escolhidos aleatoriamente e levados à tribuna para receberem as primeiras bolas do autografadas por Cristiano Ronaldo.
19.50: Ronaldo está no Santiago Bernabéu
Cristiano Ronaldo já chegou ao estádio Santiago Bernabéu. Jogador está acompanhado por Jorge Valdano, director desportivo do Real Madrid, e preparar-se para assinar o contrato com os merengues. Às 20.00 (hora de Portugal Continental) O extremo mostra-se aos adeptos.
19:23: Bancadas do Bernabéu enchem-se em meia hora
No espaço de meia hora, as bancadas do Estádio Santiago Bernabéu encheram-se de milhares de adeptos, numa correria pelos melhores lugares para seguirem todos os pormenores da apresentação do futebolista português Cristiano Ronaldo.
Maioritariamente jovens, trazem camisolas do Real Madrid e da selecção portuguesa, bandeiras de vários países, além de lençóis e cartazes com mensagens dirigidas ao clube e ao craque português.
"Com o que pagaram até tens de comer a relva" ou "Cristiano, se beberes nós conduzimos, deixa-me pagar-te um copo", podia ler-se em dois dos cartazes transportados por grupos de jovens.
Os responsáveis do Real Madrid instalaram uma tribuna em forma de H e vários palanques para Cristiano Ronaldo saudar os adeptos e um écrã gigante, que tem estado a transmitir imagens da sua carreira, com golos ao serviço do Manchester United e da selecção portuguesa ao som de várias músicas, entre as quais do grupo musical português "Xutos e Pontapés".
O mesmo écrã transmitiu também as primeiras imagens do jogador português em Espanha, desde a chegada ao aeroporto à deslocação à clínica onde efectuou os últimos testes médicos.
São cerca de 500 os jornalistas presentes, de várias nacionalidades, que dispõem de três écrãs para acompanhar a cerimónia que está a ser transmitida para todo o mundo e pelo canal de televisão do Real Madrid, desde as 19:00 horas locais.
18.00: Dezenas de milhares aguardam Cristiano Ronaldo
Dezenas de milhares de adeptos do Real Madrid estão já nas filas de acesso ao Estádio Bernabéu, a uma hora da abertura das portas para a apresentação do futebolista português Cristiano Ronaldo.
Com o trânsito em redor do estádio já congestionado, e com a segurança a revelar-se pouco evidente, os responsáveis do Real Madrid recordam, nos "placards" electrónicos, que as portas abrem às 19:00 horas em Madrid.
Existem, pelo menos, duas entradas habilitadas para os mais de 500 jornalistas credenciados para a apresentação de Cristiano Ronaldo, entre os quais profissionais de operadores de televisão de todo o mundo, que colocaram vários carros de exteriores na parte da frente do Estádio Santiago Bernabéu.
Nos muitos adeptos, maioritariamente jovens, destacam-se as camisolas do Real Madrid, inclusive do recém-apresentado Kaká, adquiridas nas lojas do clube, onde ainda não se encontra à venda a que Cristiano Rolando quererá, cujo número se situará entre o 9 e o 17.
Em vários pontos em torno do estádio, aonde estão a chegar adeptos desde as cinco horas da madrugada, estão colocados pequenos quiosques de venda de produtos alimentares.
Responsáveis do Real Madrid antecipam que a apresentação de hoje de Cristiano Ronaldo poderá bater um record, com mais de 80 mil adeptos nas bancadas.
17.30: Eusébio confessa admirar Cristiano Ronaldo
Convidado para assistir à apresentação, o Pantera Negra diz que mudança para o Real Madrid é importante para Ronaldo Eusébio está em Madrid para assistir à apresentação de Cristiano Ronaldo como jogador do Real Madrid e realçou que o internacional português “é um amigo” que admira.
Em declarações publicadas no site do clube merengue, o Pantera Negra considerou positiva a mudança do Manchester United para o Real por parte de Ronaldo: “é importante que tenha vindo para este clube onde o vão tratar muito bem. Casillas e Raul, como capitão, vão ajudar Cristiano Ronaldo, tal como fizeram com Figo.”
Eusébio acredita que Ronaldo vai ajudar o Real a conquistar o campeonato espanhol – “que é muito difícil” – e a Liga dos Campeões, acrescentando que “é normal que os adeptos do Real Madrid estejam no estádio” para ver a contratação mais cara de sempre, em alusão às esperadas 70 mil pessoas.
15.30:Cristiano Ronaldo completou exames médicos
Internacional português estará no Santiago Bernabéu, mas apenas para as entrevistas para o canal do Real Madrid.
Enquanto os adeptos do Real Madrid aguardam pela presença de Cristiano Ronaldo no relvado do Santiago Bernabéu, o jogador vai cumprindo o programa estabelecido para o dia da sua apresentação.
O internacional português chegou a Madrid às 11.50 (hora de Portugal continental, mais uma em Espanha) e seguiu para a clínica La Moraleja de Sanchinarro, onde o médico Carlos Díez supervisionou os habituais exames médicos. Há pouco, Ronaldo completou os testes e dirige-se agora para o estádio merengue, mas os fãs vão ter de esperar. Por agora irá apenas dar a entrevista para o canal do Real Madrid e depois irá almoçar num dos restaurantes do recinto.
Depois deverá dirigir-se para o Hotel Mirasierra Suites, onde deverá descansar antes do momento alto do dia: assinatura do contrato e apresentação aos adeptos.