Ronaldo só por uma vez venceu o rival Messi
A menos de uma semana para o superclássico entre o Barcelona e o Real Madrid, marcado para segunda-feira no Camp Nou, já ninguém fala de outra coisa em Espanha. Frente a frente vão estar, para muitos, os dois melhores jogadores do mundo da actualidade: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Esta será a sexta vez que se vão defrontar, sendo que a estrela argentina tem vantagem sobre o português, pois já venceu três duelos e marcou dois golos.
Só numa ocasião é que Ronaldo se deu bem contra o rival Messi. Foi a 29 de Abril de 2008, para a Liga dos Campeões, era ainda o número sete do Manchester United, quando recebeu o Barcelona em Old Trafford. Na ocasião triunfou por 1-0 graças a um golo de Paul Scholes. Foi ainda pelo clube inglês que sentiu, frente ao Barça, uma das maiores amarguras da carreira: na final da Champions, em 2009, em Roma, quando viu Messi levantar o troféu após vitória por 2-0.
Na próxima segunda-feira, é uma boa oportunidade para Cristiano Ronaldo inverter esta tendência negativa. Depois de dois desaires nos clássicos da época passada, CR7 conta agora com a ajuda de José Mourinho, que sabe muito bem como anular Lionel Messi, que nunca marcou a equipas orientadas pelo treinador português. Aliás, na época passada, o Barça ficou fora da Liga dos Campeões graças a uma estratégia hiperdefensiva montada por Mourinho e que conduziu o Inter de Milão à final e ao título europeu.
José Mourinho já iniciou o seu tradicional jogo psicológico, tendo dito, em declarações ao jornal Marca, que o clássico é mais importante para o Barcelona, uma vez que o Real Madrid "é o líder" da liga. "Para eles pode ser mais especial porque é o meu primeiro Barça-Madrid", acrescentou.
O técnico português admite que o duelo Messi-Ronaldo "faz parte" do próprio jogo, mas optou por ser politicamente correcto quando questionado sobre o melhor. "Cristiano é um dos melhores jogadores do mundo. Um dia está ele melhor, outro dia está Messi por cima. Ronaldo é um miúdo sobre quem se dizem demasiadas coisas que não são verdadeiras. Trata-se de um grande profissional que vive para o futebol, para ser cada vez melhor", assegurou Mourinho, que ontem foi homenageado em Londres pela Associação de Treinadores do Futebol inglês, pelo seu trabalho ao serviço do Chelsea.
O superclássico espanhol domina, pois, as atenções, apesar de pelo meio haver uma jornada da Champions para disputar. O Real Madrid já está em Amesterdão para defrontar o Ajax sem alguns dos seus mais importantes jogadores, casos de Ricardo Carvalho, Khedira e Higuaín. Por sua vez, o Barcelona viaja até à Grécia para defrontar o Panathinaikos, também com o apuramento para os oitavos-de--final quase garantido. O pensamento está já centrado no jogo de segunda-feira, para o qual o famoso Jimmy Jump também promete entrar em acção com um objectivo bem definido: fintar a segurança do estádio e entrar no relvado para colocar um barrete catalão na cabeça de... Mourinho.