Romena de 66 anos é a mais velha mulher a dar à luz

Publicado a
Atualizado a

Depois de nove anos de sucessivos tratamentos hormonais para conseguir engravidar, Adriana Iliescu realizou finalmente o seu grande sonho ser mãe. Mesmo que aos 66 anos. Eliza Maria, a menina que esta professora romena deu ontem à luz, faz já parte de um novo record a sua mãe é a parturiente mais velha do mundo.

Grávida de duas gémeas, através de inseminação artificial, Adriana estava já há vários meses sob vigilância médica, no Hospital de Giulesti, em Bucareste. Não podia «aceitar a ideia de não ter filhos». Ontem, depois de uma das bebés - a mais pequena - ter morrido no interior do útero, a professora viu nascer a sua primeira filha, através de uma cesariana.

Eliza Maria, prematura, pesa apenas 1,4 quilos - menos de metade do que um recém-nascido normal - e permanece nos cuidados intensivos, mas os médicos asseguram que está «de boa saúde».

Segundo a Lusa, já em Dezembro esta professora universitária reformada partilhara o seu entusiasmo com o público romeno, lembrando que a sua família tinha uma história de longevidade.

«Sempre sonhei em ser mãe e estou a viver o período mais bonito da minha vida, à espera de dar à luz as minhas gémeas», contara, emocionada, em entrevista à Realitatea TV.

Ontem, no oitavo mês de gravidez, e mesmo depois de saber que apenas uma das filhas sobreviveu, Adriana Iliescu mostrava-se optimista. «A mãe está bem. Diz que lhe foi dado uma nova oportunidade na vida», assegurou o porta-voz do hospital, citado pela BBC.

De acordo com a cadeia britânica, o médico responsável pela inseminação artificial de Adriana com o esperma de um doador anónimo justifica a sua intervenção com o facto de a idosa se «encontrar em boas condições para dar à luz». Bogdan Marinescu mostrou-se ainda «impressionado pela sua fé em Deus».

Com o nascimento da pequena Eliza, Adriana torna-se na mulher mais velha do mundo a dar à luz. De acordo com a BBC, o anterior record pertencia a uma idosa indiana, também professora. Satyabhama Mahapatra, casada há meio século, teve o seu primeiro filho em 2003, aos 65 anos de idade. Também uma outra mulher, italiana, fora mãe aos 62 anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt