Romário protagonista aos 41 anos
É um dos melhores jogadores brasileiros de sempre e fez correr muita tinta durante o ano que agora termina. Aos 41 anos, Romário conseguiu ser o centro das atenções pelo seu objectivo de atingir a marca de mil golos, incluindo encontros particulares e festivos. Depois de representar o Miami FC, clube dos Estados Unidos, e o Adelaide United, equipa do futebol australiano, durante grande parte de 2006, o atleta regressou ao seu clube do coração, o Vasco da Gama, para alcançar definitiva- mente a sua meta. No arranque de 2007, faltavam 13 golos para o avançado fazer história. O futebolista aproveitou o Campeonato Carioca e a Taça do Brasil para engordar a sua conta pessoal, obtendo o 12.º tento a 25 de Março frente ao Flamengo. Começou, então, uma autêntica roda-viva em torno dos jogos do Vasco, onde o atacante poderia marcar o golo mil a qualquer momento. Botafogo (duas vezes) e Gama escaparam à veia goleadora do "Baixinho", que fez o tão desejado tento no dia 20 de Maio. Em São Januário, a equipa vascaína venceu o Sport Recife por 3-1, em jogo do Brasileirão. O golo histórico do camisola 11 surgiu no início do segundo tempo, concretamente aos 47 minutos, através da conversão de um penálti.
O experiente jogador não conteve as lágrimas e deu uma volta ao estádio, sendo naturalmente bastante ovacionado pelo público. Após a obtenção do tento, o atleta não escondeu a sua felicidade: "É um momento ímpar da minha vida. Em termos individuais, é a maior conquista que tive desde que comecei a minha carreira." O feito do ex-craque do PSV Eindhoven e Barcelona levou mesmo à interrupção da partida durante 16 minutos. Romário tornou-se, assim, no segundo jogador brasileiro a atingir a marca de mil golos. Apenas o "rei" Pelé superou largamente esse número, apesar de o "Baixinho" ter mais golos em jogos oficiais que a lenda do futebol do Brasil.
Os 22 anos de carreira como profissional ficaram, no entanto, marcados por um controlo antidoping positivo. A notícia inesperada surgiu no início de Dezembro, mas foi prontamente desvalorizada pelo futebolista. O atacante confessou que recorreu ao uso da substância finasterida para evitar a queda do cabelo, situação que foi detectada na partida do dia 28 de Outubro entre o Vasco da Gama e o Palmeiras. Antes de a suspensão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva por 120 dias ser conhecida, Romário deixou claro que a sua intenção não passa por pendurar as botas.
É mais um episódio que certamente irá continuar a preencher as páginas da imprensa, juntamente com o facto de abraçar a carreira de treinador-jogador. Depois da curta experiência à frente dos destinos da equipa, em 24 de Outubro, no embate da Taça Sul-Americana com os mexicanos do América, onde substituiu interinamente Celso Roth, o "Baixinho" recebeu o convite da direcção para orientar o clube vascaíno no Campeonato Carioca de 2008, substituindo Valdir Espinosa no comando técnico.
Tudo se configura para que Romário continue, assim, nas bocas do mundo no próximo ano. |