Romance de Mia Couto vence prémio literário no Brasil
Literatura. Romance 'O Outro Pé da Sereia' foi escolhido entre 214 obras
O escritor moçambicano Mia Couto foi distinguido com o V Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da Sereia. A selecção fez-sea partir de 215 obras escritas em língua portuguesa publicadas nos últimos dois anos e inscritas nesta edição do galardão. O anúncio aconteceu na abertura da XII Jornada Nacional de Literatura, segunda-feira à noite, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
A Jornada Nacional de Literatura, que se realiza de dois em dois anos, é um projecto da Universidade de Passo Fundo e da Câmara Municipal da cidade, a 328 quilómetros da capital Porto Alegre. Além do prémio de 100 mil reais ( 37,5 mil euros), Mia Couto ganhou o troféu "Vasco Prado" concedido pela Universidade de Passo Fundo.
"Acredito que o Brasil já me deu mais do que eu mereceria receber. As minhas influências, os meus grandes mestres vêm desta terra", disse Mia Couto ao receber o prémio em Passo Fundo, citando em seguida escritores brasileiros que o influenciaram, de Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Manoel de Barros a Adélia Prado.
"Todos esses escritores me instigaram a imprimir na língua portuguesa, que é a língua de Moçambique, a marca de uma outra cultura. No meu caso, a cultura africana", disse. Mia Couto elogiou as Jornadas de Literatura de Passo Fundo, onde escritores africanos encontraram "um espaço perfeito" para a divulgação das suas obras: "Eu é que deveria trazer um prémio de Moçambique para entregar aos brasileiros. A questão, meus amigos, seria: A quem?" Em seguida, acrescentou que a distinção iria para as Jornadas de Literatura de Passo Fundo.
Mia Couto é um dos mais destacados nomes da literatura africana de língua portuguesa e um dos escritores estrangeiros mais vendidos em Portugal, com mais de 400 mil exemplares. Autor de 19 livros, tem obras traduzidas e publicadas em mais de 21 línguas. Mia Couto disputou o V Prémio Zaffari & Bourbon com José Saramago, Helder Macedo e escritores brasileiros a exemplo de Milton Hatoum, Luiz Ruffato, Flávio Carneiro, Adriana Lunardi , Maria Valéria Rezende e Antônio Torres.
O Outro Pé da Sereia foi lançado simultaneamente no Brasil e em Portugal e faz um retrato poético, alegórico e também crítico do Moçambique contemporâneo. No centro do enredo, está uma santa.