Roger King: o gestor da CBS que trouxe Oprah para a televisão

King teve uma carreira de sucesso. Foi pela sua mão que estrelas como Oprah Winfrey ou Dr. Phil surgiram na TV. Morreu vítima de enfarte.
Publicado a
Atualizado a

Roger King, gestor da CBS e da produtora King World Productions que ajudou a trazer para a televisão estrelas como Oprah Winfrey, Alex Trebek ou o Dr. Phil, morreu no sábado devido a um enfarte, afirmou um porta-voz da estação. Segundo a Associated Press, King tinha 63 anos.

Actualmente, o gestor era presidente executivo da divisão de distribuição de televisão da CBS. Entrou para a empresa em 2000 quando a sua própria companhia, a King World Productions, se fundiu com a estação norte-americana.

"A televisão perdeu uma lenda, um gestor verdadeiramente original com uma combinação de faro para o negócio, paixão e personalidade sem igual. A CBS perdeu um colega e um bom amigo", afirmou Leslie Moonves, presidente executivo da CBS, em comunicado. "É um dia muito triste para a estação e para toda a indústria", acrescentou.

Sob a liderança de King, a King World tornou-se na empresa líder de distribuição de programas, trazendo à televisão norte-americana realizações como The Oprah Winfrey Show e Dr. Phil. Da sua responsabilidade é também o já histórico programa noticioso Inside Edition.

"Roger era o melhor gestor de vendas que esta indústria já conheceu", afirmou Oprah Winfrey num comunicado veiculado pela CBS. "Nunca vou esquecer o que ele fez por mim. E esta indústria nunca irá esquecer a sua presença legendária", acrescentou a apresentadora.

A produtora de King deu a conhecer ao público a Roda da Sorte (Wheel of Fortune, no original). Segundo a CBS, tem sido o número um em audiências no horário ao longo dos últimos 23 anos. Jeopardy! é outro dos programas lançados pelo gestor que foi um sucesso, estando entre os três mais vistos, no seu género, durante 22 anos.

Alex Trebek, apresentador deste concurso, também elogiou o gestor. "Roger era um exemplo como director comercial de televisão. Conhecia o negócio e adorava o impacto que tinha nele. Era um gigante, em mais do que uma maneira. Vamos sentir a falta dele", confessou o apresentador, em declarações ao site Hollywood Reporter.

"Tendo trabalhado tão perto de Roger nos últimos sete anos, comecei a apreciar a paixão que ele tinha pelo seu trabalho e também a devoção que mostrava pela sua mulher, filhos e toda a sua família", referiu Phil McGraw, apresentador do programa Dr. Phil. "A sua morte vai deixar um vazio enorme nas nossas vidas, assim como a sua dedicação deixou uma marca indiscutível no panorama da televisão. Nunca haverá outro Roger King", lamentou o apresentador.

A CBS salientou que Roger King foi responsável pela venda de inúmeras realizações do prime-time da estação no estrangeiro - algumas delas passam também em Portugal. É o caso das séries Todos Gostam de Raimond (SIC Mulher), CSI: Crime Scene Investigation (SIC e AXN) e também de reality shows como Survivor (TVI).

Antes de se tornar presidente do conselho de administração da produtora King World em 1977, o gestor trabalhou em departamentos comerciais de jornais, rádios e televisões. O seu pai, Charles King, fundou a King World em 1964. Roger King foi por duas vezes distinguido pelas associações do sector.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt