Riso, música e jogos no Verão da RTP1
Meses de Verão são sinónimo de mudanças estratégicas na programação da RTP, que traz brevemente para a sua grelha do primeiro canal uma mão-cheia de estreias diversificadas, com formatos mais familiares e ligeiros para o prime time da estação.
Música do Coração marca o início das novidades logo a partir do dia 22, engrossando a linha do entretenimento familiar. A 24 estreiam-se A Herança especial de Verão, apresentada por Tânia Ribas de Oliveira, e o Lingo, a cruzar o conhecimento da língua portuguesa com a perspicácia dos concorrentes. No dia 31, uma máquina de café abre horizontes - e humor alternativo - em Camera Café.
"Quando fizermos a rentrée, em Setembro, a aposta irá em força para a ficção portuguesa. Hoje, no entanto, os nossos interesses são outros: mais despreocupados, dada a época em que nos encontramos. Tão fortes como no resto do ano, uma vez que os balanços anual e de Junho foram muito positivos (24,3 e 23% de share, respectivamente) e permitem-nos continuar a investir na feel good TV (TV que dispõe bem)", explicava ontem o director de Programas da RTP, Nuno Santos, na apresentação dos novos programas.
Orientando-se pela máxima "encontrar para cada momento a melhor solução", o responsável garante que a estação e a equipa que dirige estão "bem, com uma atitude que se recomenda" - e que passa por cimentar a relação com os espectadores antigos, ao mesmo tempo que se abre a novos públicos. As novas apostas - que se fazem acompanhar ainda das habituais emissões ao vivo de Praça da Alegria e Portugal no Coração, a par de uma forte componente desportiva (Volta a Portugal e a França em bicicleta e algum futebol) - são representativas da estratégia assumida.
As várias faces da 'moeda'
A primeira estreia do pacote ca-be, então, a Música do Coração, o programa de sábado apresentado por Isabel Angelino (logo após o Telejornal) que pretende descobrir o tema que mais marcou a memória dos portugueses. O Lingo substitui o Em Família de Fernando Mendes, lançando um jogo divertido de construção de palavras segundo os princípios do Bingo. A Herança, apresentada agora por Tânia Ribas de Oliveira para dar férias a José Carlos Malato, continua a segurar o horário nobre do primeiro canal. Camera Café procura enraizar no País o sucesso que há mais de uma década mantém em Espanha e França.
Além das estreias, a grelha de Julho faz-se com as séries A Ponte (dias 12 e 13), a narrar um amor vivido na ponte aérea de Berlim, Hora Zero (de 17 a 20), revendo o tempo que antecede os grandes eventos históricos, e a acção de Desafio de Sharpe (a 19) e The Hades Factor (24 e 25).