Rip Curl Pro com lucros de 7,9 milhões de euros

A etapa do circuito mundial de surf em Peniche gerou ainda receitas ficais de quase um milhão e um retorno mediático de 18 milhões. Vice-presidente do Turismo de Portugal reforça importância em se apostar no surf.
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O estudo realizado pelo Grupo de Investigação em Turismo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar determinou que o Rip Curl Pro 2012 gerou lucros de 7 900 999 euros (valor com IVA), com o impacto fiscal a ser de 926 529 euros (IVA, IRC e IRS). Estes números têm em conta um cenário de 130 mil espectadores.

Para Luís Matoso, vice-presidente do Turismo de Portugal, mostrou-se satisfeito com os valores apresentados, dizendo ao DN que justificam o investimento que tem sido feito utilizando o surf como forma de promoção do País, nomeadamente da qualidade e variedade da onda que se encontra em toda a costa. "Leva-nos a reforçar o investimento, com o objetivo de promover o País e gerar receitas", salientou.

Quanto ao retorno mediático, o valor situou-se nos 18 milhões de euros, um crescimento de quase dez milhões comparativamente com 2009, primeiro ano da edição da prova na praia dos Supertubos. 30% desse retorno tem origem na televisão, mas também a internet ganha cada vez mais relevância.

Os portugueses são os que mais visitam Peniche, mas os espanhóis também marcaram presença em força durante a etapa, liderando os visitantes estrangeiros com 32,3%. Apesar de serem os europeus quem mais se deslocam a Peniche, é de referir ainda o pequeno aumento de australianos, norte-americanos e brasileiros.

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