Rio de Janeiro: a grande festa do samba
Brasil E o samba acabou... ontem, depois do desfile de mais seis escolas na avenida Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Hoje, quarta-feira de cinzas, é dia de pôr os pés de molho e esperar pela grande vencedora do carnaval carioca de 2010.
A Unidos de Vila Isabel, com enredo em homenagem ao poeta brasileiro Noel Rosa e samba assinado por Martinho da Vila, apostou tudo para arrancar o título este ano e saiu do sambódromo como uma das favoritas. Mas há outras candidatas de peso, como a Estação Primeira da Mangueira, que encerrou o carnaval na Sapucaí com o público a cantar velhos e novos êxitos brasileiros, na sua volta pelo mundo da música. Isto para não falar de grandes concorrentes que já tinham desfilado na segunda-feira, entre as quais a Beija-Flor, sagrada cinco vezes campeã desde 2003, ou a Unidos da Tijuca, uma das mais antigas.
Ontem, abriu o desfile a Mocidade Independente de Padre Miguel, com uma explosão de luxo e cor e o animado samba-enredo "Do Paraíso de Deus, ao Paraíso da Loucura, Cada um Sabe o que Procura", acompanhado em coro pelo público. Outro dos destaques da noite, a Grande Rio, fez reviver alguns dos melhores momentos dos 25 anos da Sapucaí e homenageou o grande carnavalesco Joãozinho Trinta, responsável por muitos desses pontos altos. Já a Portela trocou as plumas pelo néon e apostou num Brasil futurista. A escola azul e branca inspirou-se nas novas tecnologias e encerrou com um pedido de paz para a cidade carioca. A Porto da Pedra escolheu o clássico de Noel Rosa "Com que Roupa... Eu Vou? Pro Samba que Você me Convidou" para contar a história da moda e homenagear os grandes estilistas. A actriz Marília Pêra foi destaque no carro alegórico dedicado a Coco Chanel.
A campeã será dada a conhecer hoje, encerrando mais uma grande festa carioca que levou ao Rio de Janeiro 730 mil turistas, numa receita estimada de 718 milhões de euros.
1. A Mangueira contagiou a avenida com uma volta ao mundo da música.
2. Grande Rio emocionou com momentos de outros carnavais.
3. Vila Isabel sagrou-se favorita com, na Sibéria.
4. Um homem trepa a um poste numa corrida, em Vladivostok.