Ricardo Pereira no papel principal~ de novela da Globo em estreia na SIC
"Daniel é um herói à antiga", diz o actor português Ricardo Pereira, falando do protagonista da novela da TV Globo Como uma Onda, a que dá vida a partir de hoje, às 23.15, na SIC.
A história chega do outro lado do Atlântico mas tem muitas referências ao lado de cá. A figura central da trama é um jovem açoriano, Daniel Cascaes, que vive um amor impossível com Almerinda, filha de uma família portuguesa e conservadora - num papel interpretado por Joana Solnado.
Ricardo Pereira está há oito meses no Brasil, encantado com a experiência. "É um país lindíssimo, tenho viajado imenso e aprendido muito", disse ao DN. O jovem actor português de 25 anos tem razões para estar satisfeito é o primeiro estrangeiro a protagonizar uma novela da Globo.
Tem a sua personagem na ponta da língua "é açoriano, mo-ra em Florianópolis, é professor de História, feliz", diz num só fôlego, a partir do Rio de Janeiro.
Como uma Onda "é uma novela muito boa, tranquila, com bom romance", conta o actor (e modelo), já com toques de Brasil no discurso. Com estes ingredientes, acredita que "o público português vai gostar da história, até porque estou lá eu e a Joana".
Com (pelo menos) mais dois meses de gravação por cumprir, Ricardo Pereira não sabe o que vai fazer a seguir, mas tem uma certeza "quero continuar a trabalhar, aqui ou aí, quero ser actor."
ELOGIOS. A presença de Portugal na novela da Globo foi inspirada na colónia portuguesa de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. "Queria encontrar um português para esse papel e felizmente encontrámos o Ricardo Pereira, que é um açoriano que faz a ligação com essa gente de Santa Catarina", explica o autor da novela, Walter Negrão.
A questão da linguagem e sotaque foi também objecto de reflexão entre o guionista e o actor. "Fiz um acordo com o Ricardo e pedi a ele que, quando encontrasse no capítulo alguma palavra ou expressão desconhecidas, me dissesse. Assim, chegamos o mais próximo possível do vocabulário", recorda.
Este abrasileiramentodas falas do protagonista português caiu bem na imprensa carioca, que considera mesmo Ricardo Pereira "a maior revelação da televisão brasileira".
Os elogios estendem-se igualmente aos colegas de elenco e ao realizador de Como Uma Onda. "Logo quando fizemos o casting, eu percebi que ele era muito bom. E, de facto, ele é um belíssimo actor, integrou-se muito bem na equipa e fez um excelente trabalho", explica Dennis Carvalho, o realizador da novela.
Também as suas parceiras de aventura, Alinne Moraes e Mel Lisboa, que vão disputar na ficção o coração de Ricardo Pereira, não poupam elogios ao português.
"Tem sido excelente, porque ninguém conhecia o Ricardo, mas ele chegou e se integrou muito bem", conta Alinne, enquanto Mel assegura mesmo que "ele é tão brasileiro quanto todos os actores deste elenco". "Sou amiga dele. Já fomos juntos na 'mangueira', no cinema, jantar fora", conta Mel Lisboa, que, nos primeiros meses, não se livrou mesmo da fama de namorada de Ricardo Pereira.