Requalificação do centro de Mafamude em Gaia custará 3,5ME
O projeto, que é apresentado esta noite à população da freguesia no auditório de Mafamude, terá investimento privado, uma vez que a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues vai lançar uma concessão do parque de estacionamento que terá como condição o tratamento da superfície, indicou à agência Lusa fonte da Câmara.
A memória descritiva que tem como título Requalificação Urbanística da Área Envolvente à Igreja de Mafamude indica que o objetivo do projeto é a "dignificação do espaço de fruição pública", estando em causa, entre outros aspetos, a ampliação do adro frontal, a criação de uma praça e a "otimização de múltiplas atividades do âmbito cultural, recreativo e religioso".
No topo nascente da praça será implementado um equipamento de apoio ao cemitério que incluirá arrecadação e instalações sanitárias, enquanto no espaço intermédio, entre o adro e a praça, está a ser equacionada a colocação de um elemento escultórico alusivo a São Cristóvão.
O projeto inclui estacionamento coberto, através de três pisos, assim como área destinada a equipamento multifuncional, com uma área de 10.000 metros quadrados.
Também está previsto o redimensionamento de passeios ou intervenções em artérias envolventes como a rua Raimundo de Carvalho que, na prática é a via principal de acesso ao adro de Mafamude.
"[A ideia é garantir um] acesso digno e desafogado e melhor articulações de espaços, anulando a atual conflitualidade, com o estacionamento automóvel e a reduzida dimensão dos passeios", lê-se na memória descritiva.
O realinhamento da arborização, a alteração das paragens dos transportes públicos, nos dois sentidos, bem como o arranjo do edifício paroquial contíguo à igreja são outros dos pormenores da obra.