Regras e dicas para principiantes
A modalidade ganhou um culto semelhante ao xadrez e ao bridge muito por culpa das figuras animadas de cada carta, como pelo facto de o jogador se assumir, em cada partida, como um feiticeiro. Criado em 1993 pelo professor de Matemática norte-americano Richard Garfield, Magic The Gathering combina estratégia, imaginação e doses generosas de sorte. Tem a vantagem de ser fácil de aprender (apesar do número de regras que podem ser contrariadas por determinadas cartas) e de ser portátil, ao contrário dos principais "rivais" os jogos de tabuleiro.
A mesa em que decorre a partida torna-se um campo de acção, o universo de Domínia, onde os participantes se confrontam em duelos "mágicos", tendo cada um 20 pontos de vida. Para reduzir o adversário a zero, cada jogador tem de construir os seus baralhos e escolher, em cada jogada, as cartas que formam os seus "exércitos". Para se ter sucesso num desafio de Magic é necessário algum raciocínio abstracto e facilidade em prever as jogadas seguintes.
Existem cartas de terreno (como o pântano, a planície, a floresta e a montanha), que "produzem" a energia necessária para pôr as outras cartas em jogo, com o desenho de criaturas, artefactos, encantamentos e objectos mágicos.
No jogo existem cinco cores diferentes, correspondentes aos diferentes terrenos o branco possui virtualidades curativas e protectoras; o negro aproxima-se das "trevas" e da decomposição; o azul remete para a energia mental; o verde defende o poder da natureza; e o vermelho realça os elementos terra e fogo.
Além da indicação do valor de cada figura e da sua ilustração, as cartas possuem pequenos textos com a síntese do seu efeito no rumo do jogo. O Gigante da Colina, um ser musculado de punhos de aço, vem "acompanhado" da seguinte indicação "Quando está numa busca por sangue, um gigante é capaz de atravessar os muros de um forte como se não passassem de uma cerquinha."
O jogador que inicia uma partida deve usar apenas duas ou três cores e escolher cartas cu-jo significado seja de fácil apreensão para não complicar o jogo logo no início. O facto de cada partida ser diferente, pelas inúmeras possibilidades de combinação das cartas, torna Magic The Gathering um desafio permanente.
O sucesso da modalidade está intimamente ligado aos jogos organizados e às competições nacionais e internacionais programadas pela Duelist's Convocation International, o organismo que oficializa torneios, prepara juízes e cria um ranking mundial de jogadores.
Os desafios organizados dividem- -se em duas categorias os construídos, em que os participantes escolhem minuciosamente as suas cartas, e os limitados, com as cartas a serem distribuídas de forma aleatória pelos jogadores.
Magic The Ga-thering é actualizado anualmente com novas colecções, algumas temáticas. Nas Olimpíadas da Mente chegou a ser considerado um dos melhores jogos para desenvolver o raciocínio.