Regatas muito agitadas na Sardenha

Publicado a
Atualizado a

Um incrível empate múltiplo é o resultado da primeira série Round Robin 1 no Troféu Louis Vuitton, a decorrer em La Madallena, Sardenha, Itália, até o próximo dia 6 de Junho. As equipas sueca Artemis, neozelandesa Emirates Team New Zealand, inglesa TeamOrigin e russa Synergy somam quatro pontos cada uma, depois de 10 match racings na primeira ronda de regatas.

O segundo evento da temporada 2010, reúne dez tripulações de elite a bordo de quatro veleiros da classe America's Cup - emprestados pelos sindicatos norte-americano e italiano - e está a revelar-se uma das mais agitadas competições náuticas da época.

A maestria dos skippers e tácticos presentes a bordo é um grande destaque com figuras como Dean Barker, do Emirates Team New Zealand, campeão em 2009, o velejador olímpico inglês Ben Ainslie, a bordo do TeamOrigin, o brasileiro Torben Grael, com cinco medalhas olímpicas, táctico do Luna Rossa, e ainda James Spithill, o célebre timoneiro do BMW Oracle Racing, vencedor da Taça América em 2010.

As regatas têm sido intensas, com manobras arriscadas antes mesmo do sinal de largada das regatas, decorrendo daí algumas penalizações apontadas pelo júri internacional que acompanha as provas na água.

Notáveis porém foram dois incidentes ocorridos durante a primeira semana de regatas. Primeiro foi uma aparatosa colisão entre os barcos francês Aleph Sailing Team e o italiano Azzurra, que resultou na desclassificação dos franceses e dezenas de horas de trabalho de reparos na popa do barco italiano.

Depois foi a queda de um homem ao mar - o italiano Francesco Rapetti do Luna Rossa -durante uma manobra próximo à bóia, quando a equipa tinha mais de 200 metros de liderança frente à equipa americana. "Caí na água, mas rapidamente ergui-me de volta ao convés, com a ajuda de outro tripulante", disse Rapetti.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt