Reformados de Alverca vão fazer vigilância de Jardim do Bom Sucesso

Publicado a
Atualizado a

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (CMVFX) fez um acordo com a Associação de Idosos e Reformados de São Romão para a vigilância do Jardim Central do Bom Sucesso, Alverca, a partir de Abril. O projecto Jardim Observado, ontem aprovado por unanimidade em reunião de câmara, não evitou, no entanto, a destruição de alguns equipamentos públicos daquele espaço.

O edifício, que alberga os sanitários públicos e um café, ainda cheira a tinta e já está destruído. As portas de madeira foram arrancadas à parede, os sanitários partidos, atulhados de pedras, as paredes grafittadas. Poucos vidros da obra, concluída há dois meses, sobram inteiros.

"Não há desculpa, é mesmo querer fazer mal", diz Fernando Rosa, presidente do Centro de Apoio Social do Bom Sucesso e Arcena (CASBA) que tem, também por inaugurar, mesmo ao lado, o jardim infantil - que também não escapou à fúria alheia (ver texto abaixo).

O Jardim Observado vai funcionar sete dias por semana com dois observadores por turno, disse ao DN a assessoria de imprensa da autarquia presidida por Maria da Luz Rosinha. Entre os meses de Abril e Setembro, decorre das 9 às 200 e de Outubro a Março, das 9 às 18:00.

Cabe agora à Associação de Idosos e Reformados de São Romão fazer o recrutamento dos "observadores" entre a população sénior e reformada. Estes elementos, que vão participar em acções de sensibilização junto da comunidade escolar, têm por missão patrulhar o Jardim Central e comunicar qualquer alteração verificada no local. A câmara vai pagar àquela associação um subsídio anual de 7667 euros.

A vigilância nocturna do jardim não está assegurada, estando a autarquia a avaliar a situação. Os actos de "vandalismo recentes" foram comunicados à GNR de Alverca, a quem foi pedido um reforço do patrulhamento daquela zona.

A câmara vai fazer obras nos sanitários e no bar vandalizados. O assessor de imprensa da autarquia garante que está a decorrer um concurso para adjudicação daquele espaço e que antes do mesmo ser entregue à exploração, as obras estarão concluídas.

A obra do Jardim Central do Bom Sucesso, com uma área de 15 mil metros quadrados, custou um milhão 270 mil euros. Construído ao abrigo do PROQUAL - Programa Integrado de Qualificação das Áreas Suburbanas da Área Metropolitana de Lisboa - para o Bom Sucesso e Arcena foi financiado pelo III QCA e pela autarquia vila franquense.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt