Reforçadas ligações por 'ferry' a S. Jacinto

Publicado a
Atualizado a

Quinze dias após a entrada ao serviço, a Câmara de Aveiro acrescentou ontem mais uma ligação na carreira de ferryboat entre o Forte da Barra e a freguesia de S. Jacinto dando "resposta a diversas solicitações efectuadas para dar satisfação aos utentes".

Após uma análise do fluxo de passageiros e viaturas no período que decorreu desde a entrada em funcionamento, a 1 de Agosto, a câmara e a empresa municipal MoveAveiro efectuaram alterações ao horário de serviço com o "reajustamento e melhoria da oferta" no período do almoço e noite, permitindo assim uma oferta contínua durante a tarde. Foi decidido ainda criar mais uma viagem em cada sentido, passando de 12 para 13 ligações ida e volta.

A embarcação transportou na primeira semana de actividade 1570 automóveis e 5210 pessoas. Números tidos como "bastante animadores" e que ultrapassaram "as melhores expectativas". O vice-presidente da Câmara de Aveiro reagiu, assim, ao interesse despertado pelas carreiras do ferryboat que ligam as margens da ria de Aveiro entre o Forte da Barra, Ílhavo, e a freguesia de S. Jacinto. "Era bom que fosse constante durante o ano, mas Agosto é um mês excepcional. Estamos a falar de uma ligação a uma praia", recorda Carlos Santos.

O ferryboatCale Aveiro efectua viagens das 08.30 às 23.30. Um percurso que demora cerca de 20 minutos. A ligação de ida e volta custa cinco euros por viatura. Para os residentes, o transporte fluvial fica por quatro euros .

A viagem de ferryboat evita a deslocação de quase 50 quilómetros por terra, pelo concelho da Murtosa, onde a ponte da Varela era, a única alternativa para chegar à única praia do concelho de Aveiro.

Adquirida em 2002 por 400 mil euros, a embarcação esteve parada até ao início do mês, o que obrigou a proceder a reparações no valor de 350 mil euros. O ferryboat tem capacidade para 16 carros e 120 passageiros.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt