Recuperada caixa negra de comboio que explodiu

As autoridades canadianas informaram no domingo que recuperaram a "caixa negra" do comboio que explodiu na localidade de Lac-Mégantic na madrugada de sábado, causando a morte a cinco pessoas.
Publicado a
Atualizado a

A "caixa negra" do comboio permitirá conhecer as causas do acidente.

A empresa responsável pelo comboio, a Montreal, Maine & Atlantic Railway (MMA), divulgou no domingo um comunicado em que reconhecia que no momento do acidente o comboio não tinha maquinista a bordo e que é possível que se tenha colocado em movimento devido a um problema nos travões.

A MMA já tinha indicado que o comboio tinha parado na estação de Nantes, a 11 quilómetros a oeste de Lac-Mégantic, no Quebeque, cerca das 23:25 de sexta-feira (04:25 de sábado em Lisboa) para uma troca de pessoal.

O comboio que transportava petróleo começou a andar e descarrilou cerca da 01:00 de sábado (06:00 de sábado em Lisboa) no centro de Lac-Mégantic.

Os vagões incendiaram-se e explodiram, causando a destruição de cerca de 30 edifícios daquela pequena localidade turística, a 250 quilómetros de Montreal.

O primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, visitou o local do acidente no domingo, que descreveu como "uma zona de guerra", e antecipou que a tragédia terá um elevado custo humano.

Cerca de 40 pessoas estão ainda desaparecidas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt