Recorde. Mundial da Rússia com golos em todos os jogos
O Mundial 2018 entrou ontem na história das provas por ter sido batido o recorde de jogos sem que um jogo tenha acabado com um empate 0-0. Até ao momento... 29 jogos com golos.
O novo recorde foi estabelecido no primeiro jogo de ontem, quando Eden Hazard transformou um penálti aos seis minutos e colocou a Bélgica a vencer a Tunísia (foto em cima). A anterior melhor marca vinha do Campeonato do Mundo de 1954, realizado na Suíça, no qual todas as 26 partidas desse torneio tiveram golos, uma marca agora batida, quando a 3ª jornada do campeonato da Rússia ainda não se iniciou.
Para se perceber bem a marca extraordinária que foi ontem alcançada, basta recuar quatro anos, ao Mundial do Brasil - o primeiro 0-0 surgiu ao 13.º jogo, que opôs o Irão à Nigéria, ainda na 1ª jornada da fase de grupos. Em comparação com os Mundiais disputados este século, refira-se que em 2010, na África do Sul, foi logo ao segundo jogo entre Uruguai e França; em 2006, na Alemanha, o primeiro 0-0 foi à quarta partida entre Trindade e Tobago e a Suécia; E em 2002, no torneio organizado pela Coreia do Sul e pelo Japão, foi preciso esperar 18 jogos para que França e Uruguai empatassem a zero.
Neste momento, estão contabilizados 71 golos em 29 jogos, à média de 2,44 remates certeiros por partida, sendo que o resultado mais repetido é o 1-0, que já se registou por dez vezes.
Curiosamente, a partida entre a Bélgica e a Tunísia tornou-se também aquela que mais golos teve neste Campeonato do Mundo, com sete golos (5-2), ultrapassando os seis que se haviam marcado no duelo ibérico entre Portugal e Espanha, disputado em Sochi, que terminou empatado a três bolas.