Recicle roupa para vestir na passagem de ano
10,9,8,7,6,5,4,3,2,1… 2010!!!! Vai ser assim um pouco por todo o mundo. Restam ainda algumas horas para ultimar os preparativos desta noite de festa.
Se decidiu despedir-se de 2009 envolvido por um ambiente diferente, temático, como por exemplo os anos 80 (década inspiradora da moda do século XXI), revisite o seu guarda-fatos ou o baú do seu sótão e tente encontrar algumas daquelas peças bem características dessa altura: vestidos de ombros bem armados, calças em balão, blusas brilhantes. "A escolha da roupa para esta noite deve, acima de tudo, ser 'clean', 'chic' e ter um apontamento de brilho sem resvalar o exagero. Se tiver de se vestir dentro de um estilo específico, como é o caso de quem tem festas com temas dos anos 80, não deve optar por ir a rigor. Isto é, saber conciliar a moda daquele tempo adaptada aos dias de hoje, que é a tendência actual.
Nos anos 80 os ombros eram muito armados e os dourados levados ao extremo. Hoje, os ombros nos casacos e nos vestidos são mais discretos, os apontamentos de dourado também. A arte está na conciliação entre tudo isto", explica o designer Miguel Vieira ao DN. No caso dos homens podem vestir peças em tons mais escuros, como o preto ou mesmo o smoking, caso se justifique. "Não aprecio muito o recurso a este género de fato, mas é uma altura em que pode e deve ser usado, se o ambiente e a festa assim o exigir", salienta. Para este profissional de moda é importante o bom senso na escolha dos acessórios, "sejam eles antigos ou actuais". Em relação à escolha das cores, Miguel Vieira frisa que: "O preto é sempre uma opção sóbria, elegante, mas a presença de cores alegres é fundamental, principalmente para dar as boas-vindas ao novo ano que aí vem".
Um outro ponto a não esquecer é a maquilhagem: não hesite em realçar os olhos com sombras fortes e lábios discretos ou vice-versa. Pestanas falsas com fantasias para dar mais ênfase ao momento. As unhas também devem estar arranjadas (sintonia com o resto da toilette). Se quiser usar uma peruca colorida, existem lojas com algumas propostas engraçadas. Uma visita ao comércio tradicional é sempre fonte de inspiração (lojas nas baixas das grandes cidades, lojas dos chineses, lojas de artigos mais em conta, costumam ter peças que se adaptam a estes momentos festivos).
"Não esquecer um bom agasalho para os trajectos de rua, mas como os espaços têm cada vez mais bons sistemas de aquecimento, as peças principais podem ser em tecidos leves e decotados. Gostaria que em 2010 o público português fosse à descoberta das criações nacionais, porque nós também temos produtos de qualidade a preços acessíveis", salientou Miguel Vieira.
Brincos de gancho em prata com duas rosas em coral, Pedra Lua
Vestido Valkiria com ombros armados e corte clássico Mango