Receita de pão de trigo barbela

Hoje, 16 de outubro, é Dia Mundial do Pão. Para assinalar o DN partilha a receita do pão de trigo barbela, um das receitas mais populares da padaria artesanal Gleba. Receita para fazer em casa e para depois comparar com o pão criado por Diogo Amorim - o criador da Gleba.
Publicado a
Atualizado a

Ingredientes

100 gramas de farinha ancestral

400 gramas de farinha de trigo

12 gramas de sal

350 + 75 gramas de água

75 gramas de crescente

Modo de preparação

Misturar os ingredientes até obter uma massa homogénea e deixar descansar 30 minutos.

Dar voltas à massa, para a tornar mais leve e elástica, descansar 30 minutos.

Voltar a dar voltas à massa, para a tornar mais leve e elástica, descansar mais 30 minutos.

Dar voltas à massa uma última vez, descansar 2 horas e meia.

Tender a massa, dando-lhe o formato pretendido e colocar num recipiente forrado com um pano de algodão ou linho, polvilhado com farinha.

Deixar fermentar 30 minutos à temperatura ambiente, cobrir com película aderente e colocar no frigorífico por 12 a 24 horas.

Preaquecer o forno com uma panela de barro ou ferro fundido com tampa durante 30 minutos a 250ºC.

Colocar a massa dentro da panela preaquecida, cortar com uma lâmina afiada, cobrir com a tampa e cozer o pão 25 minutos tapado.

Ao fim de 25 minutos, retirar a tampa, baixar a temperatura do forno para 210ºC e cozer por mais 25 minutos. Retirar o pão do forno e deixar arrefecer pelo menos 1 hora.

A Gleba é uma padaria artesanal com moagem própria e que usa apenas cereais portugueses. Foi criada em dezembro de 2016 por Diogo Amorim que tem oito lojas entre Lisboa, Oeiras e Cascais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt